Wednesday, June 4, 2008

Olha a prova!!! Não, é mentira!!!

Tenho certeza que quase todos a lerem esse post já sabem das mudanças no processo de imigração para o Canadá. Não sei se tem necessidade escrever um post sobre elas, já que eu mesma já li sobre o assunto em vários blogs. Se quiserem, posso até dar uma estudada e falar sobre isso aqui. Só pedir nos comentários.

Várias mudanças estavam sendo sugeridas, mas uma delas eu só fiquei sabendo hoje, quando li uma matéria no The Star. Existia uma intenção de começar a exigir o IELTS (ou o TEF, se fosse o caso) de absolutamente todos as pessoas que pretendessem imigrar pro Canadá, sem exceções. Inclusive, americanos. Já imaginou?!

A idéia também era contra o teste ser aplicado por uma instituição não-canadense, já que o IELTS é um teste feito pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A sugestão seria o próprio governo canadense elaborar uma prova que poderia ser aplicada pelos consulados mundo afora. Outra crítica feita ao IELTS é que ele tem um aspecto muito acadêmico.

Nada disso foi aprovado e, nesse sentido, parece que tudo continua como foi. Muitos se revoltarem de pessoas que tinham como língua-mãe o inglês ter que fazer um teste desses e alguns queriam que fossem exigidas notas mais baixas para "tradespeople" (cuja tradução não sei ao certo. Seriam executivos, comerciantes?).

Já eu não sei o que pensar disso. Acho que ser um pouco flexível não faz mal a ninguém. O IELTS já é a regra geral, mas existem exceções para casos específicos e acredito que funcione bem assim. Não sei porque mexer, justamente, nesse ponto do processo. E, na verdade, na verdade, nós todos sabemos que o maior teste de proficiência na língua é o dia a dia por lá.

1 comment:

:= said...

Olha, tem tanta gente nascida aqui que fala um inglesinho pra lá de ruim...acho que nem eles passariam no IELTS!
Acredito que todas essas mudanças sejam para restringir a imigração e trazer somente quem realmente eles
precisam.
Bjs

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star