Saturday, August 4, 2007

Processo federal simplificado: esse misterioso.

Desde setembro de 2006, o governo canadense resolveu mudar a forma do processo federal de imigração, passando a adotar o que foi chamado de "processo simplificado". Ao contrário do processo anterior, a documentação só deve ser enviada ao Consulado quando for solicitada. Ou seja, o primeiro contato com eles, na verdade, coloca seu pedido numa fila e, quando está perto de chegar a hora de analisá-lo, o Consulado envia uma carta pedindo a documentação. Isso evita que documentos tenham que ser providenciados novamente porque passou o prazo de validade, como acontecia com os antecedentes criminais, com prazo de validade 3 meses.

O passo-a-passo

Como quase todas as informações necessárias, o passo-a-passo está disponível no site do governo canadense. No entanto, por já ter estado nessa situação, sei que dá uma certa insegurança e ansiedade quanto aos próximos passos, como acontece de verdade. Então, divido com vocês o que já aprendi sobre isso.

1º - Imprima e preencha (ou preencha antes de imprimir, mas esteja avisado que não é possível salvar no computador o formulário preenchido) o formulário de aplicação (IMM 0008SW). O guia oferecido no site oficial é útil e deve ser consultado. Conforme vários avisos dados ao longo desses documentos, lembre-se que você precisa preencher TODOS os requisitos para imigração no momento que enviar o formulário de aplicação. Consulte também o guia específico para o consulado em São Paulo, que tem informações como endereço e número da conta bancária. O formulário IMM 5476 só é necessário se alguém estiver intermediando o processo pra vocês.
- Costuma aparecer dúvida quanto ao item 17 do IMM 0008SW: preencha com o número da sua identidade (RG) brasileira.
- Fundos (item 25): é preciso comprovar que você tem disponível uma certa quantia em dinheiro para se sustentar enquanto não consegue emprego no Canadá. Existe controvérsia quanto ao que pode ser incluído para somar essa quantia (imóveis, carros, etc.). Parece que o valor de um carro que será vendido antes da imigração pode contar, mas é mais seguro confirmar essa informação com o Consulado. Esse valor varia de acordo com o tamanho da família, segundo a tabela abaixo.

- Código NOC (item 26): consulte o post anterior, em que falei sobre como descobrir seu NOC.
- Não esqueça de indicar N/A (não aplicável) em todos os bancos que for deixar em branco.
- Não esqueça de assinar o formulário.

2º - Pague a taxa. Essas são as instruções dadas pelo Consulado em São Paulo:
Pay by certified cheque or direct deposit only. For direct deposit, go to any bank Itaú 341’s (http:// www.itau.com.br/) branches in Brazil and make a cash deposit into the following account: Canadian Consulate General, branch number 7055, account number 37.701-9.
Perceba que deve ser feito um depósito direto, ou seja, não serve transferência bancária. O banco não saberá informar o valor exato da taxa (que pode variar de acordo com a cotação do dólar). Então, ligue para (11) 5509-4343, siga as instruções, e anote o valor em Real da taxa para aquela data. Com essa informação, faça o depósito em qualquer agência Itaú (Na nossa época foi uma complicação só porque o Itaú tinha acabado de comprar o BankBoston, onde o Consulado tinha conta, e daí ninguém sabia como fazer o bendito. Agora, as coisas devem ter melhorado.) O valor, em dólares canadenses, segue a tabela abaixo:
3º - Envie o formulário preenchido, o comprovante de pagamento da taxa e cópia da carteira de identidade (não esqueça de guardar com você uma cópia do formulário preenchido e do comprovante de pagamento) para o Consulado de São Paulo, neste endereço:

Canadian Consulate General
Visa Section
Centro Empresarial Nações Unidas - Torre Norte
Avenida Nações Unidas 12901
16 andar
04578-000 São Paulo, SP
Brazil

Guarde o comprovante de envio e aguarde a chegada de uma carta confirmando o recebimento e informando o número do processo. Essa carta deve chegar menos de um mês depois, no famoso envelope de papel reciclado e encaminhará o recibo do valor pago pela taxa de processamento, que poderá ser reembolsado até que os documentos sejam enviados.

A carta que recebemos, em novembro de 2006, informava que nenhum processamento no nosso pedido será feito por, aproximadamente, 16 meses ("No processing will occur on your file for approximately 16 months".). Contra todas as nossas expectativas, pois acreditávamos que em 16 meses teríamos o visto na mão, nos conformamos que esse tempo, agora, seria para começarmos, de verdade, o processo. No entanto, no nosso caso, em fevereiro de 2006, inesperadamente, recebemos o pedido de envio da documentação. Atualmente, tem demorado mais tempo que isso e estão todos ansiosos, já que o Consulado não gosta de dar prazos, conforme o post da Ana Carolina, do Brancas Nuvens.

Outra informação trazida por essa primeira carta é que, quando o Consulado estiver pronto para analisar o seu pedido, você terá 4 meses para preparar e enviar toda a documentação necessária.

"When our office is ready to assess your file, we will send you a complete list of required documents. You will be provided with 4 months to prepare and submit this supporting documentation. A list of documents that we currently request is attached at the end of this letter for your reference as to the type of documents needed. Do not send these documents now. If you send these documents now, they will be returned to you".

No entanto, eles informam que, em algumas situações, você deve imediatamente avisar ao Consulado, antes mesmo da solicitação de documentos:
- Se o seu endereço residencial, e-mail ou telefone mudar;
- Se você mudar de "agente de imigração", caso esteja utilizando um;
- Se você quiser desistir do processo e solicitar o reembolso;
- Se você conseguir uma oferta de emprego aprovada pelo HRDC. (Isso seria ótimo, não?!)

UFA! Está dando trabalho escrever isso tudo e ainda não cheguei exatamente no ponto que eu queria, que é a lista de documentos a ser enviada e a discussão de quando fazer o IELTS. Fica pro próximo post. Espero que seja útil pro pessoal que está descobrindo esse mundo agora.



Friday, August 3, 2007

Vancouver: melhor cidade (de novo).

UHU!!!

Minha queridinha acaba de ganhar muitos pontos na listinha de prós e contras. Isso porque, graças ao Tapioca Congelada, tomei conhecimento de uma reportagem do Globe and Mail que divulga o resultado de uma pesquisa feita com mais de 1000 canadenses de todo o país.

A maioria concorda: Vancouver é a melhor cidade para se viver E a melhor cidade para se visitar! Montreal foi a melhor cidade para jantar. Toronto foi a eleita a melhor para quem quer praticar esporte e para quem quer fazer negócios. E, claro, se você está procurando trabalho, vá para Calgary.

Aí está a lista com outras informações:

Best city in Canada: Vancouver - 13%

Montreal - 11%

Toronto, Calgary, Quebec City - tied at 10%

Vancouver is the...

best city in Canada - 13%

best city to live in - 14%

best city to vacation in - 23%

Toronto is the...

best city to do business in - 37%

best city for sports and recreation - 23%

best city for arts and culture - 23%

Montreal is the... best city for nightlife - 41%

best city to eat out in - 31%

best city to shop in - 30 %

Calgary is the...

(according to Canadians in all regions except Quebec) best city to find a job in - 36%

Charlottetown is the...

safest city - 18%

city with the best sense

of community - 11%

Best city if you vote

Conservative:

Calgary - 15%

Best city if you vote Liberal:

Ottawa and Vancouver

- tied at 15%

Best city if you vote NDP:

Vancouver - 19%

Angus Reid conducted the online survey of 1,040 randomly sampled adult Canadians from July 17-18. The margin of error is plus or minus three percentage points, 19 times out of 20.

Wednesday, August 1, 2007

Os requisitos para o processo federal de imigração

Depois de ver várias perguntas sobre o mesmo tema no grupo do Yahoo e em comentários da blogosfera, decidi escrever sobre o que sei - e pesquisei - sobre o novo processo federal simplificado. Aproveitando o embalo, vou falar dos requisitos básicos, mesmo que não sejam novidade.

Primeiro de tudo, tenha sempre em mente o objetivo do Canadá em receber imigrantes. Eles não estão de "portas abertas" porque são bonzinhos e querem te "salvar" do seu país de origem. Eles, na verdade, estão morrendo de medo de não conseguirem se sustentar daqui a 15 anos, já que a população está envelhecendo e eles precisam de trabalhadores para manter a economia. Ou seja, eles não querem ninguém que vá dar prejuízo pra saúde pública, que possa trazer problemas, etc, eles querem tudo do bom e do melhor. Infelizmente, não é dado o suporte necessário ao trabalhador qualificado imigrante que chega ao Canadá e, no final das contas, somos nós que devemos usar todas as nossas forças para conseguirmos adentrar o mercado de trabalho canadense.

- Toda sua fonte de informação oficial estará disponível no site Citizenship and Immigration Canada.

- Requisitos básicos para o processo de imigração como trabalhador qualificado (Skilled Worker): Ter, nos últimos 10 anos, pelo menos um ano contínuo de experiência de trabalho remunerado numa das ocupações relacionadas na lista do NOC (National Occupational Classification) como tipo 0, A ou B. Para simplificar, se você conseguir encontrar sua ocupação na lista desse link, será válida para o processo.
Obs.: Se você tiver dúvida sobre o nome dado à sua ocupação, procure no site do NOC pela descrição. Ou, para facilitar as coisas, pesquise pelo código (da lista mencionada anteriormente) na página do NOC - em "Quick Search" - e veja se a descrição do cargo corresponde à sua atividade. Quando encontrar o código, guarde-o, pois será importante daqui pra frente.

- O que é avaliado?
. Educação: seus estudos podem valer até 25 pontos, dependendo da sua escolaridade e do tempo de estudo.
. Língua: seu nível de inglês e francês pode contar até 24 pontos. Pode-se escolher tanto o francês quanto o inglês para a primeira língua e, se for o caso, segunda língua. Para a primeira, o máximo de pontos atribuídos será 16, caso você seja avançado nos quatro pontos avaliados (oral, escrita, leitura e compreensão). Já para a segunda língua, o máximo de pontos será 8 e não fará diferença ser intermediário ou avançado nos pontos avaliados. Para comprovação do nível, é preciso o resultado do IELTS, no caso do inglês, e do TEF, no caso do francês. Existem outras formas de comprovação, mas essa é a regra geral e, a meu ver, a única realmente objetiva.
. Experiência: é possível ganhar entre 15 e 21 pontos no quesito experiência, variando entre 1 e 4 anos ou mais de trabalho.
. Idade: é possível ganhar até 10 pontos, de acordo com sua idade. O máximo de pontuação é dado se você tiver entre 21 e 49 anos e diminui conforme você tem menos de 21 ou mais de 49 anos. Menores de 16 e maiores de 54 recebem pontuação zero.
. Oferta de emprego: são dados 10 pontos se você já tiver um emprego permanente no Canadá, no caso de ter visto de trabalho, ou se você tem uma promessa de emprego permanente para quando o seu visto de residente permanente sair.
. Facilidade de adaptação: pode-se ganhar até 10 pontos se você tem alguma situação que favorece a sua adaptação à vida no Canadá. Entre elas está:
- a escolaridade do seu acompanhante (marido/mulher) - até 5 pontos;
- você ou seu acompanhante já trabalhou (full-time regularmente por um ano no Canadá - 5 pontos;
- você ou seu acompanhante já estudou (full-time) por dois anos no Canadá - 5 pontos;
- se você já tem um emprego arranjado no Canadá: 5 pontos adicionais;
- se você ou seu acompanhante têm parentes no Canadá: 5 pontos.

- Para passar, você precisa somar 67 pontos. (Lembre-se de que somar mais de 67 pontos não é garantia de que você receberá o visto, mas apenas uma indicação da probabilidade.) Veja se você tem a pontuação mínima neste teste.

- O aplicante principal pode levar um acompanhante e os filhos. O acompanhante é o marido ou a mulher, bem como o companheiro que vive em união estável (para o processo, entenda-se: morar junto há mais de um ano), lembrando que é possível também para as relações homo-afetivas.

- Se você não tem um emprego arranjado no Canadá, nem pretende aplicar pelo processo especial das pronvíncias, você deve se submeter ao processo federal simplificado.

E, agora, sim, posso falar sobre esse misterioso processo simplificado.

Organizando o encontro

Entre os contatos que recebi aqui e os que Andréa recebeu, seis pessoas/casais, incluindo a gente, já manifestaram interesse em participar do encontro.

Valéria e Raquel, não tenho o contato de vocês para poder combinar as coisas. Se vocês puderem, mandem um e-mail para camila@folhadocanada.com .

Fzero, "Sandro e família", vocês não querem ir ao encontro?

Bom, vou abrir um poll aqui mesmo para tentarmos decidir se é melhor fazer esse final de semana ou no próximo e onde.

E daqui a pouco eu coloco o post do dia.

Tuesday, July 31, 2007

Encontro no Rio - Processo Federal

Olá!

Nós e mais um casal estamos tentando organizar um encontro no Rio para nossos companheiros de aventuras que também pretendem imigrar pra parte do Canadá que fala inglês!

Até agora, pensamos que se pouca gente aparecer podemos combinar num restaurante/bar, mas se for muito grande o grupo talvez o melhor seja combinar em algum salão de festas, sei lá, um lugar que a gente não precisa ficar numa mesa gigante de restaurante, sem comunicação com aqueles que estão lá do outro lado :)

Sugiro que façamos uma votação para decidir dia/local/hora... posso abrir um poll aqui ou no grupo do Yahoo, o que vocês acham?

Join us!

PS: Não esqueçam de deixar o e-mail para contato no comentário ou me enviar um e-mail camila@folhadocanada.com para podermos organizar o encontro.

Monday, July 30, 2007

Imigrando com cães

Muita gente já falou sobre isso e o que vou fazer, na verdade, é um recorte e colagem do que encontrei por aí, porque esse assunto é fundamental para esta que vos escreve, então tem que constar aqui.

Eu tinha dois cachorros: a Michelle, uma Golden Retriever, e o Scooby, um Kuvasz, quando conheci o Julio. Ele, por sua vez, tinha o Larry, o Golden mais chato do mundo, diga-se de passagem (rs!). Quer dizer, à essa altura, eu ainda não sabia, mas a Michelle estava com dez filhotes do Scooby na barriga. Coração de mãe é mole e eu tive que ficar com um dos filhotes: a Milly. Balanço final: o namorido e eu temos, juntos, 4 cachorros, um maior que o outro. Aqui no Rio está tudo sob controle porque meu pai mora numa casa e, normalmente, dois ficam lá e os outros dois aqui no apartamento conosco.

Só que eu quero levá-los. Tá, eu sei, eu sei que não vai dar pra levar os quatro.... quer dizer, será que depois de nos estabelecermos não dá mesmo??? Enfim, pelo menos dois eu quero levar, pois eles vivem muito bem em apartamento e eu me sentirei menos culpada por abandonar meus filhotes e deixar o coitadinho do meu pai dando conta deles. Uma coisa é certa. Quando deixarmos o Brasil, iremos sem cães, mas pretendo logo organizar a vida por lá para recebermos os dois.

Bom, quanto à questão burocrática, tem um "tutorial" no Files do grupo de discussão do Yahoo. Basicamente, é preciso um atestado de saúde emitido pelo veterinário, atualizar a vacina anti-rábica e um certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, o que pode ser feito nos aeroportos internacionais, nos dias anteriores ao vôo. A Jeanne, no blog As Invasões Bárbaras, também falou disso, já que ela tem dois pequeninos. Ela fala, inclusive, do chip de identificação, que é uma boa colocar, apesar de eu não saber se é obrigatório ou não lá no Canadá.

Preparar a ida do cão é trabalhoso, mas não é difícil. Difícil mesmo é:

- A viagem, até porque nos últimos dias as coisas foram bem dificultadas, já que as companhias estão deixando de transportar animais junto com as malas nos aviões. Sendo assim, a única possibilidade é despachar o seu amiguinho por uma empresa especializada nisso. Na coluna da esquerda tem links para duas delas. Vou tentar me informar quanto aos valores e digo aqui. Outra preocupação é como será a viagem para eles, se eles chegarão bem, se tudo vai dar certo, etc. Já passei por isso quando o Scooby veio de São Paulo para o Rio e meu coração fica na mão de pensar que ele teria que fazer de novo... nossa experiência não foi boa.

- Encontrar um imóvel para alugar que aceite cachorro (de porte grande, então, nem se fala). Pensa bem: se você tivesse um apartamento e fosse alugar, você ia querer que colocassem um cachorro lá dentro? Pois é! No entanto, econtrei alguns co-ops housing em Toronto que aceitam e nos sites de busca de imóveis quase sempre tem a opção "pet friendly". O problema é que muitas vezes eles são "friendly" apenas de gatos ou cachorros pequenos.

- Lidar com o inverno (isso eu não faço idéia de como vai ser). A solução é encontrar alguma townhouse que aceite cachorro. Uma vez no Canadá com o seu pet, surgem outros problemas. Como passear com o cão na neve? Eles podem ficar do lado de fora ou fica todo mundo dentro de casa? Sendo uma townhouse, como se lida com as coisas da casa no inverno (tipo encanamento, neve na calçada, etc)? Sem um cachorro, viver num apartamento seria a melhor saída até que a gente se habituasse com essas novidades.

- Onde deixar o animal nas viagens ao Brasil. Vir ao Brasil uma vez por ano já será um hábito difícil de manter financeiramente, e ainda teremos que somar a isso o custo de um hotel ou de uma pessoa que vá em casa alimentá-los. E isso, eu já estive olhando, não é barato. O bom é que o segundo cachorro tem um mega desconto, então, a diferença entre deixar um e deixar dois é pequena.

Na coluna de links, tem alguns sites interessantes sobre o tema.

Se alguém já passou por isso e quiser dividir com a gente, seria ótimo.

Sunday, July 29, 2007

Vancouver e Toronto: prós e contras.

Somos viciados num seriado que, infelizmente, acabou (ah... :( ): Gilmore Girls. A Rory - a mais nova das Gilmore - tem o hábito de fazer listas de prós e contras para tomar as grandes decisões de sua vida, tipo para qual universidade ir. Sempre funcionou pra ela, então, vamos para a nossa.

Prós de Vancouver:
- Beleza
- Tranquilidade - não tem aquela sensação de agito sem fim de uma cidade grande.
- Limpeza
- Organização
- Proximidade de pontos que gostamos: Montanhas Rochosas, Victoria e Las Vegas.
- Segurança
- Clima: verão não muito quente, inverno não muito frio.
- Pouca neve
- Melhores sushis (o melhor salmão que já comemos)
- The Fudge Factory (I really love it!) - E para comprar on line é caro!
- Stanley Park

Prós de Toronto:
- Facilidade de acesso (mais ofertas de passagens, vôos diretos e mais baratos)
- Mais ofertas de emprego
- Proximidade de New York
- Custo de vida levemente menor
- Transporte público melhor
- Bubble tea
- Toronto Islands
- Mais opções de faculdades
- Conhecemos mais amigos em potencial (amigos de amigos)

Contras de Vancouver:
- Chuva, muita chuva
- Viagem até lá mais cansativa e cara
- Menor oferta de emprego
- Transporte público mais difícil
- Não falamos chinês ;)

Contras de Toronto:
- Frio, muito frio no inverno
- Muita neve
- Menos organização
- Violência
- Poluição
- Clima de cidade "workaholic"

Alguém quer acrescentar alguma coisa? (Por enquanto, ainda não funcionou pra gente...)

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