Wednesday, June 4, 2008

Divulgados números sobre violência no Brasil...

... de 2004!!!!

Estava lendo as notícias brasileiras, quando me deparei com uma matéria no G1 falando sobre uma pesquisa divulgada pelo IBGE em relação a números em diversas áreas, inclusive, violência. E, pasmem (!!!), eles verificaram que a violência, no Brasil, aumentou. Ou melhor, tinha aumentado em 2004. E levaram quatro anos pra descobrir isso! Era só perguntar para qualquer um de nós... a gente já sabia fazia tempo, não é mesmo?

Mas vamos aos números... A taxa de mortes por homicídios, no sudeste brasileiro, é de 32,3 por cada 100.000 habitantes. A média nacional é de 26,9 (Ah... minha Cidade Maravilhosa!). Um número 7,7 pontos maior do que a taxa de 1992. E, detalhe, a discrepância entre homens e mulheres é absurda! Se considerarmos apenas os homens, a taxa nacional, em 2004 (só pra lembrar), é de 50,5 para cada 100.000 e, entre as mulheres, é de 4,2. Ufa! Ainda bem que eu tenho TPM mensalmente!!! Mas, sem brincadeira, me preocupo pelos homens da minha vida (marido e pai, principalmente).

Só para termos uma idéia, no Canadá, no mesmo período, ou seja, em 2004, segundo essa pesquisa, a taxa de homicídios foi de 1,9 para cada 100.000 habitantes. E na província mais violenta daquele ano, Manitoba, esse número subia para incríveis 4,3. Igualzinho...

Não quero nem ver em 2012 quando, provavelmente, vão lançar os números da violência de 2008. Mas até lá, se tudo correr como eu espero, eu já devo ser canadense... e ainda me perguntam porquê eu vou fazer uma maluquice dessas de mudar de país!!!

No comments:

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star