Monday, June 2, 2008

Inglês no telefone?

Hoje foi meu dia de chegar tarde ao trabalho. Ainda bem! Só assim me livrei de ter que falar ao telefone com a gerente da nossa nova conta no HSBC do Canadá (aliás, ainda não recebemos o tal do "welcome kit"). Quando cheguei, minha colega deu o recado dizendo que ela tinha ligado. E ainda contou como foi a ligação, já que até ela atinar que a pessoa estava falando em inglês levou um bom tempo.

Eu não sei o que teria acontecido se eu estivesse aqui e tivesse que atender. Primeiro de tudo, eu tenho um sério bloqueio para falar em inglês na frente de pessoas com quem eu convivo. E digamos que aqui no trabalho eu não tenha muita privacidade, todos ouviriam minha conversa, meu inglês e, claro, meus erros! Além disso, falar ao telefone, às vezes, já é complicado até na nossa língua, mas em inglês é infinitamente pior. E, ainda, falar sobre assuntos bancários em outro país! Pronto, fechou uma situação que eu realmente gostaria de evitar.

Sei que não vai ter muita escapatória e que, mais dia, menos dia, vou ter que vencer esse bloqueio, mas tudo tem sua hora. Quando eu estiver lá, vivendo em inglês, não vai ter muita escapatória mesmo. Mas aqui, agora? Ai, dá dor de barriga só de pensar!

A língua é uma grande preocupação minha. Não pelas coisas do dia a dia, isso a gente consegue se comunicar de alguma forma. O que me preocupa são as situações mais formais, tipo emprego (e suas entrevistas...) e faculdade. Não imagino como será minha primeira entrevista de emprego no Canadá, até porque nunca fiz uma aqui pra ter idéia de como seja sem a questão da língua no meio. Também não sei como vou me sair numa situação de estudo, se vou conseguir fazer anotações do que o professor fala, se essas anotações serão em português ou em inglês...

Mas tenho noção que isso é questão de tempo. Uma vez lá, o inglês desenferruja e todas essas tarefas vão sendo feitas com mais naturalidade (I hope!). Por enquanto, a Alma (nossa gerente) vai ter que falar com o marido...

5 comments:

Anonymous said...

Eu tinha a maior insegurança tbm até porque nunca tinha usado de fato o meu inglês no Brasil. Mas chegando aqui, nos primeiros dias eu ficava olhando com cara de desesperada pro marido, esperando que ele me explicasse o assunto, mas foi só relaxar pra perceber que eu tbm entendia. E às vezes nem ele entende! rsrsrs
Fica tranqüila. Tenho certeza que depois de um tempo vc vai rir desses seus pequenos temores.
beijinho

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Com certeza você vai se virar muito bem, mas uma prioridade vai ter que ser aqueles cursos que o governo canadense oferece para imigrantes. Pra você desenferrujar e já começar as entrevistas de emprego mais segura...

Bjs!

Andréa

Anonymous said...

Oi, faz alguns meses que acompanho o seu blog, mas é a primeira vez que eu comento. Estou juntando informações para iniciar meu processo de imigração e testemunhar o sucesso de vocês até agora tem sido bastante animador.
Trabalho a 1 ano e meio numa multinacional em Porto Alegre, onde tenho que ler e escrever inglês todos os dias. E algumas vezes eu tenho que atender ou receber ligações do EUA. Eu evitei ao máximo isso no inicio, mas meu gerente sempre me dizia: "uma hora tu vai ter que ligar para eles, quanto antes melhor para adiquirir confiança". Hoje, atendo ligações sem medo e inclusive já liderei reuniões em inglês. Percebo que comento muitos erros e ainda dou umas travadas, mas não fico mais nervoso. Afinal errando é que se aprende. Eu tambem tinha vergonha de falar na frente dos outros, mas é inivitável! Espero que supere este seu temor e toque ficha ainda no Brasil, não espero até o Canadá! Sucesso para vocês, desculpe o "post".

:= said...

Eu sei como vc se sente. No meu último trabalho no Brasil eu tinha que ligar pro Canadá e EUA de vez em quando e quase morria.
Vou ser sincera, apesar de entender 90% do que falam aqui eu DETESTO falar ao telefone em Inglês, é um tal de "Sorry", "Repeat it please", "Say that again" sem fim. Às vezes falam tão rápido que eu tenho que ouvir o recado na caixa postal umas 3 vezes....Ossos do ofício, né?
Boa sorte e nào desanima não.
Bjsd

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star