Saturday, July 28, 2007

Vancouver ou Toronto? Ou seria Calgary?

Antes de tudo, preciso agradecer imensamente todas as visitas que recebemos ontem e, claro, os comentários deixados. Superou todas as nossas expectativas! Ficamos realmente felizes cada vez que entramos e o contador mostra mais acessos ou recebemos um novo recado... quem tem um blog deve entender como é isso. Estamos realmente agradecidos. Um desses preciosos comentários foi do Márcio e da Fabiana, do Queremos Viver no Canadá, que, inclusive, inspirou o post de hoje.

Na barra da esquerda no "Pra onde Vamos?" só tinha dois links quando eles acessaram: Statistics Canada e Toronto. Provavelmente por isso, eles pensaram que nós já tínhamos destino certo: Toronto. Só que esse blog ainda está dando seus primeiros passos e faltam muitos links. Tratei logo de colocar um link pra Vancouver também e deixar bem clara nossa dúvida.

Pra onde vamos?

Quando começamos a pensar sobre imigração, logo descobrimos que o frio congelante famoso do Canadá não é assim tão comum em Vancouver. Além disso, a cidade está sempre entre as primeiras dos rankings de qualidade de vida. Por essas duas informações, eu já tinha decidido pra onde queria ir. Já o namorido, desde o início puxa a sardinha pra Toronto porque parece ter mais oportunidade de trabalho, tem vôo direto (e mais barato) e é mais perto de New York, onde mora uma tia dele com a família.

Foi para resolver essa questão que fizemos a viagem do ano passado (cujas fotos já estão no Flickr e devidamente espalhadas pela página), cheios de esperança de que nos apaixonaríamos por Calgary (em pleno crescimento) e chegaríamos a um ponto em comum. Só que eu me apaixonei por Vancouver, ele, apesar de concordar que a minha favorita é bonita, adorou Toronto, e nenhum de nós dois gostou muito de Calgary (achamos a cidade com um clima muito industrial).

Conclusão

Não sabemos pra onde vamos. Nosso plano é, assim que recebermos o sonhado visto, começar a procurar emprego pela internet. Nossa esperança é que um de nós dois receba uma proposta e assim seja decidido nosso destino. Só que isso é querer demais, então continuamos quebrando a cabeça para chegarmos a uma definição comum e a melhor possível para reconstruirmos nossas vidas por lá.

E vocês, como decidiram o destino canadense?

Fotos

Estou, nesse momento, enviando e organizando as fotos de nossa viagem para o Flickr.

Aguardem as cenas do próximo capítulo. :)

Friday, July 27, 2007

Começando do começo

Há mais de um ano acompanho diversos blogs de pessoas que imigraram ou querem imigrar pro Canadá. Por questões pessoais, eu ainda não tinha criado o meu, mas agora, que nosso processo de imigração (federal) já está em pleno andamento, já estava na hora de entrar nessa onda também. Afinal, é sempre bom dividir nossas descobertas sobre essa experiência desafiadora.

Como tudo começou...

Sabe que eu não sei? Lembro que, uma vez, o Julio, meu namorido, depois de ouvir mais uma das minhas reclamações sobre a insegurança que sentimos nas ruas do Rio de Janeiro, soltou um "então vamos pro Canadá, ora!". Ir pro Canadá? Perguntei porque ele tinha tirado isso do nada, porque o Canadá e aí ele me explicou que o Canadá aceitava imigrantes, que tinha um processo de imigração regular e que a gente podia até ver na internet se tínhamos chance ou não de conseguir a aprovação.

Uns dias depois, entramos no site do Governo Canadense, fizemos o teste e descobrimos que, em princípio, tínhamos pontos suficientes para conseguir o visto de Residente Permanente, através do processo federal como "Skilled Worker" (trabalhador qualificado). A partir daí, passei a pesquisar sobre isso e, além de encontrar alguns dos blogs da coluna da esquerda, encontrei o fantástico grupo "canadaimigration", do Yahoo. Milhares de pessoas trocam informações diariamente sobre os mais diversos assuntos envolvendo imigração e Canadá. É impressionante a quantidade de gente disposta a ajudar e dividir suas experiências por lá.

Continuamos nossas pesquisas, contamos para amigos e familiares (que, em princípio, não devem ter levado a sério. Aliás, tem gente que até hoje não leva!) e decidimos que precisávamos conhecer o país antes de tomar qualquer atitude objetiva para a imigração. Em julho do ano passado, então, fizemos uma super viagem ao Canadá, conhecendo diversas cidades, tanto da costa leste quando da costa oeste. Alugamos um carro e fomos andando por lá. E confirmamos que é, realmente, um lindo (e organizado) país e que, sim, nós queríamos ir pra lá. Fizemos, inclusive, um blog sobre nossa viagem, para que nossos parentes pudessem acompanhar nossa aventura. Quem tiver interessado, lá tem o nosso roteiro, links para fotos e nossos relatos sobre cada cidade que passamos.

O início do processo

Na nossa volta, estávamos decididos a entrar com o processo de imigração, mas ainda não tínhamos toda a documentação necessária e iriam ocorrer mudanças no processo federal. Assim, esperamos setembro chegar para iniciarmos o novo processo simplificado. Acabamos por enviar os formulários apenas no final do mês e a confirmação de abertura chegou no início de outubro. A partir daí, começou, oficialmente, a espera.

Na volta de uma viagem que fizemos no carnaval, encontramos aquele lindo envelope de papel reciclado na nossa caixa de correio. Era o pedido de documentação! Como tínhamos decidido não mexer em documentação nenhuma até recebermos tal carta, foi só a partir daí que começamos a recolher tudo. Levamos um tempo para conseguir todas as certidões e o resultado do IELTS (tivemos que ir a São Paulo porque no Rio só teria prova meses depois). No final de abril, enviamos a documentação e em maio recebemos a confirmação junto com um pedido de mais documentos para comprovar a união estável.

É isso. No momento, estamos aguardando o pedido de exames médicos. Quando vamos e pra onde iremos são perguntas que nos faremos no momento certo.

Sejam bem-vindos e espero que gostem do blog.

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star