Monday, March 24, 2008

Bola fora pra Halifax?!

UFA! Nada como um feriado para deixar o blog desatualizado, as leituras atrasadas e uma pilha de processos na mesa do trabalho. E nada como muito chocolate para dar disposição e colocar tudo isso em dia. A mesa já está limpa, atualizo o blog agora e sigo para as leituras e comentários. Espero que todos tenham tido uma ótima Páscoa, repleta de ovos de chocolate!

Mas estou aqui para falar do Canadá...

Semana passada, o Jair mandou um e-mail para o grupo do Yahoo com o link de uma pesquisa sobre as cidades mais violentas do Canadá. Quase caí para trás quando vi que Halifax, minha nova queridinha, está entre as 10 primeiras mais violentas. E, pior, é a única desse grupo do lado leste. Todas as outras nove estão à oeste de Winnipeg.

Fiquei realmente assustada e levei um tempo para digerir a informação. Como pode uma cidade que eu tento me convencer que não é tão pequena nem tão pacata assim ser a décima mais violenta do país?

Mesmo os organizadores dessa pesquisa se assustaram com a presença de Halifax entre as primeiras posições. Um criminalista entrevistado atribuiu à questão a população jovem presente na cidade devido a todas as universidades, que seriam os maiores responsáveis pelos índices. Além disso, por ser uma cidade que recebe muitos turistas, seria mais difícil controlar o que, realmente, pertence à cidade. Ele também percebe um problema do governo, que investe em policiamento e em programas educativos para adolescentes, mas não dá tanta atenção para jovens adultos.

Ao mesmo tempo, encuquei tentando desvendar como pode a segunda melhor cidade para se viver ser uma das dez mais violentas. Halifax só ficou atrás de Ottawa numa pesquisa feita ano passado. Dá pra entender? Talvez seja porque a violência em Halifax, mesmo estando 71% acima da média do país seja pouca. Talvez seja localizada. Talvez, na verdade, os casos é que sejam mais registrados do que nas outras cidades, o que faz aumentar os números oficiais.

São duas informações, a meu ver, antagônicas. Ao mesmo tempo que uma desperta uma vontade de enorme de fazer na cidade meu próximo pouso, diante da outra dá vontade de correr dali, com medo de ser uma furada e uma situação que daqui a alguns anos já não estará tão distante da que estamos fugindo agora. Bom, isso já seria um exagero, né? Alguma luz?

Nota pós post: vale a pena conferir a reportagem que saiu no The Star sobre a pesquisa, mostrando como a mídia vem fazendo de Toronto uma cidade violenta, quando, na verdade, não é bem assim.






8 comments:

Anonymous said...

Oi, K
Eu tinha visto uma outra reportagem ligada à essa cujo link coloco aqui (http://www.macleans.ca/article.jsp?content=20080317_174010_7168)
pq tbm vi a mensagem no grupo e fiquei intrigada. Maaaassss.... Veja bem, nesse link que eu indiquei o criminologista que estuda e comenta a situação aponta que Halifax teve 7 homicídios o ano passado. 7!!! Acho que em SP deve ter 7 em 12 horas, sei lá. Então essa coisa de "mais violenta" é SUPER relativa. 7 em HFX pode ser muito se comparada à uma cidade que tem 2 mas pra quem, como eu, veio de um cenário completamente diferente, 7 não é nada. Eu vejo todas as pesquisas com muita cautela porque minha referência é outra e preciso entender os números pra tirar qualquer conclusão. Além do mais, casos de homicídio podem estar ligado à outros problemas (sociais, drogas) e não são mortes gratuitas, vamos dizer assim. O que pode ser preocupante, pelo menos na minha opinião, é o número de furtos. Desses quase não se ouve falar (pra ser sincera nunca soube de nada) e creio que são decorrentes da "oportunidade", como casas e carros com portas destrancadas, bolsas ou pertences abertos ou desacompanhados, etc.
Ops! Quase um post de comentário... sorry!
Enfim, só quis escrever pra dizer que tudo depende do ponto de referência, certo? beijinho e manera no chocolate.. rsrsrs

Anonymous said...

Eu ia justamente falar pra você consultar a Flávia, do Sustenido, e olha ela aí... Já respondeu tudo! Acho que é a melhor pessoa pra dar esse tipo "inside info"... Mesmo sem morar lá ou ter lido a pesquisa, tinha essa impressão: os níveis de violência e criminalidade no Canadá estão muuuuuuito abaixo do que vemos aqui no Brasil. Ou será o contrário?? Afinal, já não sabemos mais o que é o "normal", né?
Bom, sobre nosso encontro, gostaria que fosse antes do encontro do grupo, poxa vida! Nós estamos vendo se vamos ao show do Seal no sábado. Se vocês toparem, poderemos comemorar juntos o aniversário do Edu, que é no próprio sábado, que tal?

Me liga!

Bjs,

Andréa

:= said...
This comment has been removed by the author.
:= said...

Há alguns meses saiu uma reportagem falando que as pessoas em Toronto se sentem menos seguras hoje do que no ano passado ou há 5 anos.
Meses depois sai uma pesquisa no mesmo jornal dizendo que estamos mais seguros do que pensamos...
O que posso concluir é que talvez estejamos seguros sim e essa paranóia de "violência" é coisa da nossa cabeça.
Se vc assistir aos telejornais vai pensar que a violencia aqui é absurda pq todo dia tem um vizinho matando outro lá onde Judas perdeu as botas.
Por outro lado, quando alguma coisa fora do normal ocorre, faz-se de tudo para tomar rapidamente as providências cabíveis. Exemplo disso é a quadrilha que realizava roubos no metrô e que foi presa na semana passada.
Infelizmente, no Brasil, quando uma quadrilha é presa já existem outras centenas que copiaram a idéia e vão perpretrar o crime.
Bjs

:: ultranol :: said...

Oi Camila, deixa eu te fazer uma pergunta: vc enviou cópia autenticada de alguma coisa quando enviou sua documentação? Estamos na reta final pra enviar nossos documentos e queremos ter certeza com alguém que já tá quase recebendo o pedido de exames médicos... valeu!

Familia 4M said...

Olá
Vi seu comentário no blog, na verdade foi um video que eu fiz dela. Tente clicar 2 vezes na setinha abaixo e veja se aparece. Caso não consiga, me avise, pode ser que eu tenha feito algo errado na hora de publicar
Ah,quanto a violencia com certeza temos em todos os lugares, mas a proporção aqui é infinitamente menor e quando acontece alguma coisa, é notícia para a semana toda
Bjs

Cecilia Brandao said...

oi Ka,

Olha, tambem acho isso muito relativo, pois a comparacao eh feita com numeros do proprio Canada e para eles 7 homicidios assusta. Calgary registrou 21 homicidios em 2007 e foi noticia para mais de 1 mes, porem a cidade nao eh violenta. Canso de ver bolsas e laptops dentro de carros. As pessoas deixam suas cortinas abertas aonde se pode ver tudo dentro da casa, ja que nao ha muros e ninguem tem medo disso.. Claro que quanto maior a populacao, maior a incidencia desse tipo de problema. Porem, se vc entrar no site da policia de Halifax, certamente vai encontrar todos os numeros e as relacoes dos crimes. A maioria, aqui em Calgary por exemplo, esta ligado as drogas... Mas para mim, que vim de SP, 21 assassinatos nao eh nada, pois esse numero la eh atingido em apenas 1 final de semana...O mais importante eh que me sinto segura nas rua, nao tenho medo de sombras e vejo essa tranquilidade nas outras pessoas.

beijocas

Cecilia

K said...

Flá: Adorei "post"! Obrigada! Você tem toda razão. Minha preocupação é se a situação está sob controle ou se é o início, sabe? Eu não quero ir pra um lugar legal em comparação com o Brasil porque, pra mim, estamos no fim do mundo (tá, eu sei que tem lugar que, por incrível que pareça, está bem pior). Quero ir pra um lugar bom, ótimo, excelente. Quero morar no primeiro mundo com todas as suas vantagens.
Quanto ao chocolate, até que acalmei um pouco... mas ontem comemos waffle com maple!!!

Jeanne: Pois é, a impressão que eu tinha de Toronto é que a violência estava piorando, já que só acompanho pelo jornais eventualmente. Mas dá pra ver claramente que não é bem assim. E saber que a violência é concentrada em quem está mesmo envolvido com algo irregular, é tranquilizador.

Ultranol: Só cópias simples. Simples assim.

Cecilia: 21 homicídios deve ser o que acontece até o meio-dia aqui no Rio... Sem dúvida, a sensação por aí é de paz. Ninguém sequer pensa em algum ato desses de violência.

Beijos,

K.

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star