Monday, April 7, 2008

Desejos Incompatíveis II

"Vai chover de novo
Deu na TV que o povo
Já se cansou
De tanto o céu desabar"

Antes de entrar no assunto do post, explico que estive ausente esses últimos dias porque o marido voltou e, claro, passei o final de semana curtindo a presença dele por aqui, no friozinho (quer dizer, o "frio" que faz aqui no Rio, né?), aproveitando a preguiça permitida do final de semana. Esse final de semana só me mantive fiel ao Projeto 365 days do Flickr.

Continuando o primeiro post sobre desejos incompatíveis, outra questão pra mim é o clima. É claro que o inverno canadense é o que assusta 99,99% dos imigrantes, pelo menos os vindos de terras tão tropicais quanto a nossa.

Ok, o inverno é frio, mas, ainda assim, as temperatuas variam de cidade para cidade. E não me venham com essa história de que abaixo de zero é tudo igual porque eu duvido muito que seja. Já estive a -10ºC (nem sei se chegou a -15ºC) e a -2ºC e o frio não é a mesma coisa coisíssima nenhuma!

Pelo que pude perceber, Alberta é uma província com temperaturas bem baixas, chegou a registrar sensação térmica de -50ºC esse ano! Enquanto isso, é famosa pelo céu azul, que, apesar de prometer dia ainda mais frio, garante uma luz no fim do túnel congelante que é o inverno. Ontário parece ter uma variação maior entre as cidades, já que, pelo que observo à distância, Ottawa é mais fria que Toronto. Quebec é mais fria que Ontário, mas não sei se chega aos mesmos níveis de Alberta. Já British Columbia tem temperaturas bem mais amenas, mas Vancouver, apesar de ir pouco abaixo de zero, é famosa pelas chuvas constantes. Halifax, segundo os sites de meterologia, não chega a extremos tão baixos quanto Toronto, mas faz temperaturas negativas por mais tempo.

E tudo começa a ser relativo, ainda mais quando se está de longe. Por exemplo, pelos números, chove praticamente igual aqui no Rio e em Vancouver. E o Rio não é conhecido por suas chuvas. Ou seja, chove mesmo muito lá ou é o povo que não está acostumado? Quem está em Toronto, diz que Halifax é mais fria, e vice-versa. Já vi gente em Calgary dizendo que em Quebec faz mais frio! Faz mesmo? O céu azul compensa o frio mais intenso? O fog de Halifax chega a deprimir? E a quantidade de neve? Onde é maior?

Pior, aqui no Rio eu não vou à praia há uns 5 anos, ou mais. E, quando me vejo pensando em ir pra Halifax, me pergunto se é possível entrar na água nas praias que têm por lá. Por que, do nada, isso passa a ser importante? Será que já estou pensando em compensar o inverno? Por exemplo, detesto o calor infernal aqui do Rio e, quando estive em Toronto, não gostei dos 40ºC que peguei por lá. Mas será que depois de tanta neve eu não vou adorar torrar ao sol? Humm... Em Halifax, pelas médias, dificilmente a temperatura chega a 30ºC. Normalmente, veria isso como uma boa característica, já que considero 23ºC a temperatura ideal, mas agora já estou achando que posso acabar sentindo falta de sentir calor!

Ser ou não ser, eis a questão!

Bom, só pro pessoal não ficar perdido, estou fazendo uma tabela com alguns números retirados de sites de meteorologia. Assim que terminar posto aqui.

4 comments:

Wagner Cardozo said...

Estamos passando aqui pra avisar que o nosso pedido de documentos chegou, UHHHUUUUUU!

Anonymous said...

Get A Government Job In Canada

www.bureaucrat.ca

don't fight the power, be the power

R said...

Aff, nem me fala...o clima....ah, o clima...acho que o primeiro ano sempre é novidade...neve, estações definidas....mas e depois de um tempo?
Aff, não vou pensar nisso agora...rsrs
Bjs

Anonymous said...

Se dá pra entrar na praia aqui? Resposta: não! hahahah
Eu só tentei uma vez em um praia só mas os nativos tbm dizem que a água é semrpe fria.
bjs

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star