Friday, April 11, 2008

Angústia

Sabe quando você tem tanta coisa pra fazer que bate aquele desânimo de começar? Isso acontece muito comigo quando vou arrumar a casa, por exemplo. Olho em volta e é tanta coisa pra colocar no lugar, mas tanta coisa, que penso que nunca vou conseguir deixar tudo como eu quero mesmo e que, talvez, nem valha a pena começar. A sorte é que tem dias que eu acordo com bicho carpinteiro e saio arrumando tudo o que vejo pela frente, sem pensar se vou dar conta de tudo ou não.

O fato é que estou me sentindo meio assim em relação à imigração para o Canadá. É tanta coisa para pensar, para refletir, decidir, ponderar, tanta coisa que não deve ser esquecida, que deve ser planejada, pensada, que a sensação é que jamais darei (ou daremos) conta. Normalmente, segue-se a esse pensamento a jornada que temos pela frente até chegarmos ao ponto de equilíbrio financeiro que temos hoje novamente. Vai ser um caminho e tanto, sem a certeza de sucesso no final.

Talvez se o marido demonstrasse maior envolvimento no processo e eu me sentisse menos sozinha nesse barco, nadando contra a corrente, essa sensação fosse diminuída. Sumir acho que só acontecerá quando as coisas forem acontecendo e a gente for dando conta das pedras no caminho.

Com todas as pesquisas que já fiz, eu pelo menos sei as minhas opções quando chegar por lá. Apesar de não ter a menor idéia de como vou fazer para dar conta de conciliar tudo, já tenho alguma idéia do que preciso fazer. Sei que só vou conseguir emprego em "survival job" mesmo ou, na melhor das hipóteses, com muita sorte, ser uma "administrative clerk" ou, sonhando mais alto, uma "legal secretary", que é basicamente o que faço aqui. Enquanto trabalho em alguma dessas opções, vou ter que decidir entre fazer um curso de "Law Clerk/Paralegal" ou já começar a faculdade de Direito em "part-time". Isso tudo, claro, se eu não mudar de idéia até lá e resolver mesmo mudar de área, já que vou ter que começar do zero. Fora a língua, né? Eu tenho o curso completo da Cultura Inglesa. Foram 14 anos estudando inglês, mas não é a mesma coisa. Chegar lá e lidar com nativos, fazer o trabalho que eu faço aqui, por exemplo, em inglês, acho que eu mesma não me contrataria. Um dos meus fortes é revisar as peças, ler tudo com toda a atenção e questionar cada vírgula, hífen, parágrafo. Como fazer isso em inglês?

Já em relação ao marido, eu até já tentei pesquisar alguma coisa, mas como o trabalho que ele faz atualmente não tem um título definido, eu fico perdida, meio que procurando uma agulha no palheiro. Lá no fundo, trago uma esperança de, quem sabe, ele conseguir uma possibilidade ainda daqui, através de alguns poucos contatos (aliás, isso resolveria a grande angústia de resolver para onde vamos). Tenho confiança de que ele vai conseguir alguma coisa na área com muito mais facilidade do que eu, até porque ele está muito mais familiarizado com a língua. E aí, um dia, ele me pede ajuda sobre o mestrado e eu fico totalmente perdida nos sites das universidades, confundindo os conceitos de undergraduate, graduate studies, professional courses, etc. Fico ainda mais angustiada por não ter uma resposta na ponta da língua para dar a ele.

Junto a isso tudo, ainda tem esse sonho inexplicável de ter um filho - tá bom, marido, uma filha (inexplicável por ser tão antigo, forte e constante). E imaginar quando que isso, finalmente, será possível. Algumas pessoas me falar por aí que a vida é agora e que eu não devia ficar adiando e, às vezes, chego a concordar. Mas daí a razão vem e lembro que não faz sentido algum colocar esse plano em prática agora e todo o resto a perder por uma diferença de meses, ou ano, que seja. Penso que tudo já vai ser tão complicado que somar esse fator na operação dificultará ainda mais as coisas.

Enfim, é tanta coisa desconhecida, um caminho tão longo a ser trilhado... e angustiante não saber as respostas, desde o básico até o mais elaborado. Tenho desejado demais uma bola de cristal que me mostre o futuro dependendo das decisões que tomarmos. Mas não adianta. Ainda que papai-noel exista e me traga uma de presente, em dezembro várias dessas questões estarão sendo vividas na prática.

PS: Perdoem o desânimo, deve ser o tédio aqui no trabalho. Tomara que o bicho carpinteiro me acorde amanhã. :)

7 comments:

R said...

Nossa, são tantas coisas pra resolver mesmo...as vezes tenho essa sensação tb, isso pq ainda nem fiz os exames!
Mas não fica assim...faz um checklist, vai te ajudar a visualizar tudo e dar mais segurança...e coloca em ordem de prioridade...tenho algumas coisas anotadas, se quiser me escreve que te passo...não é muita coisa, mas pode ajudar. realtrao@hotmail.com
Boa sorte!
bjs

Anonymous said...

Posso te dar uma sugestão? Pelo tanto de pesquisa que vc já fez, monte um passo-a-passo pra quando chegar aqui, por exemplo: primeira coisa será solicitar o PR Card. Como, quando e onde fazer isso? Vai colocando em uma planilha - sugiro usar o Google Docs e compartilhar com o marido pra dar um "empurrãozinho" nele...
Vai fazendo isso com cada item que te preocupa, dos mais básicos (carteira de motorista, cartão de saúde), até coisas mais complexas como os passos necessários pra mudar de carreira, começar um novo curso, etc... Isso não vai resolver seus problemas mas vai te ajudar a por tudo no papel e te dará uma sensação de conforto ao perceber que dentro do possível vc está com tudo organizado e planejado. Eu fiz isso - meu marido tbm só se envolveu no finalzinho do processo; eu fiz tudo praticamente sozinha - e te garanto que me senti bem melhor.
É uma sugestão.
Espero que essa sua angústia passe porque o futuro é brilhante, lindinha.
beijinho

Anonymous said...

Não dá para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por isso que as vezes também fico sem saber por onde começar, o melhor é atacar uma de cada vez, aos pouquinhos se consegue tudo.....bjs,

:= said...

Não se preocupe, todo mundo passa por isso, acho que faz parte desse processo todo.
Quanto ao "pouco" envolvimento do marido em tudo isso, vc não está sozinha. Conheço pelo menos meia dúzia de mulheres que rclama da mesma coisa, inclusive eu!
EU pesquisei tudo, EU tive a idéia de vir para o Canadá, EU, reservei as passagens, EU reservei o hotel, EU decidi onde iríamos morar, EU fui atrás da documentação, EU,EU, EU...mas no fim da tudo certo.
Bjs

Sergio said...

Eu também costumo fazer listas: na verdade tenho varias delas pra tudo. Acho que ajuda muito e dá uma sensação de tranquilidade.
Quanto a ter filhos: eu acho que não é inexplicável;acho que toda mulher está programada pra ter esta vontade e em algumas a vontade chega um pouco ante. esta decisão é muito pessoal e vc deve seguir o seu coração. Vc é super jovem e se decidir adiar vai ser ótimo porque vc ainda tem muito tempo pra se dedicar a maternidade. Se decidir ter agora vai ser otimo tambem porque os filhos sempre somam e trazem muita alegria pra vida da gente. Então somente siga o seu coração.
Mas eu as vezes me sinto assim, fico desesperada pensando se as coisas vão dar certo, se eu vou conseguir fazer tudo, etc.

Depois que vi que uma pessoa nao alcançou apontuação após mandar os doctos eu fiquei super chateada por eles e meio preocupada por mim. Fiz o Sergio refazer nosso teste e fomos olhando item por item onde poderiamos ter errado. Acho que não teve erro mas sempre fica aquela puguinha atras da orelha.
O negocio é curtir a angustia hj e esperar o bicho carpinteiro amanha.

bj

Marilena

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

K, tb estou no mesmo barco! Às vezes tb tenho vontade de desistir, quando penso que tem tanta coisa pra resolver, malas pra arrumar, empregos pra encontrar, onde morar. Cansa só de pensar e o marido fala: depois a gente vê!
Ai, ai....acho que um dia ainda iremos rir de tudo isso!

Anonymous said...

Olá, li o seu blog e sentimos as mesmas dúvidas. Até parece que estava lendo meu blog.

Meu nome é Ederson e minha esposa se echama Renata. Ela é advogada e está preocupada com o que vai fazer por lá. Me sinto sozinho no barco também... hahahahaha...

A possibilidade de termos um filho também nos deixa angustiado. "Nasce lá ou aqui?!"

Bom, se pudermos entrar em contato, segue meu mail:

ederson_mendes@yahoo.com.br

Abraço e sucesso, Ederson.

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star