Tuesday, April 8, 2008

Mestrado no Canadá

Ontem, o marido chegou em casa com uma nova idéia: fazer mestrado no Canadá. Parece que dura um ano e, ao final, imaginamos que seja mais fácil conseguir um emprego na área, já que ele terá uma educação conhecida pelos canadenses. Só que, óbvio, nada é tão simples assim.

Se fosse possível conseguir uma bolsa boa o suficiente para substituir um salário, mesmo que de um "survival job", seria ótimo, mas, pelo que sei, não é o caso. Sendo assim, ele teria que trabalhar enquanto faz o mestrado. Aliás, a idéia do mestrado, segundo ele, é forçá-lo a não se acomodar, caso só encontre um "survival job" no início. Durante esse período ele estaria se preparando para algo melhor.

Para se inscrever num mestrado, é preciso apresentar uma série de documentos e eu pesquisei muito pouco sobre isso. O que sei é que será necessário o programa das disciplinas cursadas na faculdade aqui no Brasil. E, claro, isso deverá ser devidamente traduzido. Aliás, essa tradução só tem valor se feita por lá mesmo, né? Se eu estiver enganada, por favor, me avisem. Eu vejo algumas pessoas fazendo traduções juramentadas por aqui, mas já li em alguns lugares que só aceitam tradutores de lá. Além disso, será necessário comprovar o inglês com alguma prova reconhecida pela universidade pretendida.

Outra questão é o periodo para aplicação, que costuma ir até março para o ano letivo que começa em setembro. Ou seja, nós pretendemos chegar ao Canadá em setembro, com as aulas começando, mas, em regra, teremos que esperar até abrir o período de inscrições para o ano seguinte. Quanto às bolsas de estudo (para pagar o curso e para o sustento do estudante), não faço a menor idéia do caminho das pedras, nem se o valor delas é razoável. Se alguém tiver alguma luz, please, help!

Já eu, continuo na mesma indecisão entre fazer o curso de Law Clerk/Paralegal ou já entrar para a Faculdade de Direito. Somando-se a qualquer uma das opções o projeto de ter filho, que não estou mais disposta a adiar, e a necessidade de produzir algum dinheiro. Não vai ser fácil, mas isso é assunto para outro post.

6 comments:

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Camila, eu tb pretendo faezr mestrado lá, mas tenho pouco informação pra poder te ajudar.
Parece-me que o marido da Sandra (blog Bienvenues chez sandra et Evaldo) faz mestardo lá e apesard e ser no Quebec, acho que ela pode dar uma ajuda. No blog deles eles falam sobre isso!
Vou me informar tb e te falo!
Bjs

Anonymous said...

Oi, luz eu não tenho, mas dica serve... Brincadeiras à parte...
Se vc tem realmente interesse em fazer um mestrado, o que não é fácil, pois é estudo em tempo integral... Estou em Montréal... E eu fiz o seguinte, apliquei para o mestrado ainda estando no Brasil... Vc aplica como estudante internacional, isto é, segue todo o procedimento de que vc seja estudante internacional... Depois que chegar ao Canadá basta ir a secretária da universidade (antes ou no início do semestre) e solicitar a sua mudança de status para residente permanente... A documentação solicitado vária de universidade, e algumas, principalmente as inglesas exigem alguma comprovação da língua... Depois da aplicação é torcer para ser aprovado...
Boa sorte,
Márcio

Anonymous said...

Oi Camila,
Você conhece o blog da Alexandra? Ela fez graduação e pós no Canada (http://guerson.wordpress.com/). Ela de repente pode te dar uma luz nesse aspecto. O Kiko, estava indo atrás do doutorado dele na UofT e ele entrou em contato com um dos professores por e-mail, o professor ressaltou a importância das notas da gradução... Quanto ao tradutor juramento, tem um senhor em Ottawa excelente Ernest Rix (Membro certificado da ATIO), 235-4070. (Não fala português), nós traduzimos muitos documentos com ele e ele é do tipo sem frescura e com preço bonzinho.
Quanto ao seu curso de direito, a Luciana esta fazendo um curso de paralegal (http://luchris.blogspot.com/), conhece ela???
bjs

Anonymous said...

Camila,
Suas angustias e problemas são muito parecido com o meu.

Deixa eu te contar, é uma longa história, mas vou te resumir o que esta acontecendo. Com a idéia de imigramos meu marido se focou a procurar mestrado e aplicar assim que chegarmos no Canada. Ai ele pesquisando as universidades acabou conhecendo um prof. que sugeriu ele fazer uma pré aplicação, mês passado, e ele foi aprovado. Então agora meu marido esta juntando os documentos, vai fazer o toeft mês que vem para fazer a aplicação em junho. Bom, quem aplica em junho as aulas começam em janeiro.
E sobre a tradução juramentada, pode ser feita no Brasil sim. Meu marido vai enviar tudo em junho.

beijosssss

:= said...

Eu me arrependi de não ter validado meu diploma porque sem isso não dá pra continuar estudando aqui.
Bjs

Filipe & Amanda said...

Camila, seu marido é de que área mesmo?
A bolsa que ele quer tentar é pra estudos ou para esportes?
carioca_fj@hotmail.com

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star