Thursday, April 10, 2008

Exames, passaporte... daqui a pouco serão as malas!

Nossa, hoje foi um dia produtivo! Depois de eu ter dado um pulo da cama às 6 da manhã pensando que já estávamos atrasados para o médico, marcado para às 09:30, levantamos na hora apropriada e lá fomos nós, com os formulários - em francês (!!!) - embaixo dos braços e as fotos 3X4.

Chegando lá, o médico, Dr. Alexandru, mesmo nos atendeu e encaminhou para o consultório. Sentamos e ele perguntou se era visto de trabalho, estudante, etc. Respondemos e ele comentou que vários casais foram lá essa semana também para o visto de imigração. Nós explicamos que o Consulado costuma liberar os pedidos ao mesmo tempo, por isso o aumento da demanda de uma hora pra outra.

A consulta mesmo é tranquilíssima. Ele checa sua altura, peso e pressão. Ouve a respiração e o coração. Verifica glândulas, barriga e olhou alguma coisa no tornozelo (talvez pra ver se estavam inchados, sei lá). Pergunta sobre medicamentos que você faz uso, a quais cirurgias já foi submetido (eu tinha uma pequena lista...), se já teve algum problema respiratório e pronto. Ele entrega o pedido do exame de urina (EAS, bem simples), de sangue (sífilis e HIV) e radiografia do tórax (acho que essa é a maior preocupação do governo canadense). Entrega também os formulários que devem ser assinados e carimbados pelo radiologista. Pagamos R$ 200,00 pela consulta cada um e marcamos o restante dos exames num laboratório conveniado com o nosso plano de saúde.

O engraçado foi que estávamos um pouco tensos com a pressão do Julio. Há uns meses, durante uma consulta, o médico dele mediu uma pressão bem alta. Só que ele nunca teve problema com isso antes, mas o médico se assustou e pediu uma série de exames. Daí, estávamos apreensivos. A minha pressão, pelo contrário, costuma ser 11 X 7 e, vira e mexe, eu estou "apagando" por aí. Eis que hoje a pressão do Julio estava no clássico 12 X 8 e, a minha, 13 X 8. Não chega a ser problema, mas foi muito estranho... Comentei com o médico que minha pressão é sempre baixa e ele disse que deve ser a "síndrome do jaleco" (as pessoas ficam nervosas no consultório e a pressão sobe). Aliás, o médico do Julio fez o mesmo comentário... Acho que eles nunca ouviram falar na "síndrome do Canadá"! Depois de mais de 16 meses aguardando por isso, acho que a culpa é do país e não do jaleco - rs.

Bom, para resumir, depois eu ainda fui tirar o passaporte para alterar pro nome de casada. Não tenho muito a dizer só que, apesar de estar demorado para conseguir agendar no site da Polícia Federal, uma vez agendado, é tudo muito simples. Os atendimentos são feitos na hora e é tudo bem rápido. Nem precisa de cópia de nada, nem de foto. Você mostra os documentos, tira a foto, coloca as impressões digitais pelo scanner e acabou. É só voltar lá pra buscar. Aliás, isso também ficou um pouco mais demorado, já que o meu só vai ficar pronto no dia 24.

Enfim, os exames complementares marcamos para sábado e, quando ficarem prontos, deixamos lá no Dr. Alexandru para que ele envie a Trinidad e Tobago (mais R$ 70,00 pelo sedex). É... parece que o visto está quase aí. Tem horas que dá alívio, mas daí penso que isso é só o começo, que o desafio, mesmo, ainda nem começou.

4 comments:

Sandro e Família said...

Camila

Mais uma etapa vencida nessa nossa longa caminhada rumo ao Canadá.
Muito bom o descritivo da consulta e logo estarão recebendo o pedido final dos passaportes.

Abração

Anonymous said...

Ei que legal, hein? Na reta final!
Pede pro médico te dar o número do pacote qdo ele enviar pra Trinidad e Tobago. Assim vc pode aocmpanhar pelo site e saber quando é que chega lá. Ou não, porque isso dá uma ansiedade sem tamanho! hahahah Mais uma, né?
Mas ó, legal mesmo. Teu visto está quase aí. O frio na barriga é normalzérrimo (se é que isso existe!). Pensa que finalmente chegou a hora que vc tanto sonhou...
Beijinho

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Que bom que já resolveram mais essa pendência, mas de fato, como vc disse, o processo ainda nem começou!
Mas vai dar tudo certo!
Bjs

R said...

Que ótimo, mais uma etapa vencida...mas vc falou certo, aguardar o processo é só o começo...é lá que a aventura começa de verdade. Não vejo a hora de falar dos meus exames tb! :)
Bjs

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star