Wednesday, March 12, 2008

O processo andou?

Eu já tinha postado hoje, mas preciso registrar esse momento aqui. Esse momento e as dúvidas que vieram com ele, aliás. Acabamos de receber um e-mail do Consulado, que transcrevo integralmente abaixo:

"Sr. Julio:

Para que possamos dar continuidade ao seu pedido de residência
permanente no Canadá, precisamos que o sr. nos envie os seguintes
formulários devidamente preenchidos e atualizados:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/application-regular.asp
- link dos formulários.

2- IMM0008 Schedule 1 - Background / Declaration (para o sr. e sua
esposa) - não esquecer de mencionar na questão 15 quando esteve no
Canadá mesmo que tenha sido por curto tempo)

3- IMM5406 Additional family information (para o sr. e sua esposa -
não esquecer de assinar a seção B)

4- IMM0008 Schedule 3 - Economic classes - Federal Skilled workers
(somente para o sr.)"

Eu não entendi exatamente porque temos que enviar todos os formulários novamente, mas imagino que tenha a ver com algumas mudanças que aconteceram ao longo da espera. A primeira delas é que eu me formei no ano passado. A outra foi que nos casamos. :D Ao longo dessas mudanças, eu enviei todos os comprovantes para o Consulado, mas parece que eles querem que as alterações sejam feitas nos formulários. Até aí tudo bem.

Daí, fui olhar qual é a questão 15 do Schedule 1 e eis que vejo que é aquele campo em que temos que dizer todos os lugares onde já moramos desde os 18 anos. E aí tem a recomendação da Maria João:

não esquecer de mencionar na questão 15 quando esteve no
Canadá mesmo que tenha sido por curto tempo

O que isso quer dizer? Nós temos que relacionar todos os lugares nos quais nos hospedamos durante nossa viagem ao Canadá em 2006? Será que é isso mesmo? Acho estranho, mas temo que seja isso mesmo, já que o visto de turismo canadense é, na verdade, um visto de residente temporário. Se for assim, tivemos mais de 10 casas no Canadá, em menos de um mês no país! Vai dar um trabalhão recolher todos os endereços e datas... se bem que eu devo ter isso em alguma planilha.

Vamos enviar um e-mail agora mesmo com essa questão. Tomara que ela responda logo para podermos enviar os formulários amanhã. A boa notícia é que alguém olhou o nosso processo, o que deve significar que chegou a nossa vez!

Nota pós post: o início oficial do nosso processo é 31 de outubro de 2006.


7 comments:

Sandro e Família said...

Camila

Essa foi a melhor notícia das últimas semanas e que alegria em saber que estão analisando seu processo.
Tomara que tudo corra rápido e logo chegue o pedido dos exames médicos.

Qual foi a data de abertura do seu processo ??

Abração

Fernando e Silvia said...

Aleluia. Desculpe, sempre acompanho seu blog, e estava muito ansiosa por esta notícia. Fico muito contente por vocês. Até que enfim alguma notícia. Que tudo corra bem. Um abraço.
Silvia

:= said...

K, depois nos atualize sobre este assunto.
no final do processo me pediram alguns formulários mas não era repetidos.
Não se assuste se eles te pedirem provas de relacionamnto e co-habitação. É normal.
Cá entre nós: mais de 1 ano de processo??? Não disseram que esse simplificado era para fazer as coisas andarem mais rápido?
O meu foi o processo antigo e demorou 11 meses.
Bjs

Anonymous said...

Que notícia maravilhosa, a fila andou!!!! To aqui pulando de felicidade.Então, corre e preenche logo pra receber os exames médicos. Estamos na torcida por vcs.

Camila, sobre o post passado. Tb sou super fã do Google, e meu marido anda sonhando, quem sabe, uma vaguinha em IT no google,já pensou?
Vc conhece o Goggle Earth??????Eu acho o melhor programa que ja foi inventado nos ultimos tempos? Por ele eu ja viajei o Canada todo.
Vc conhece?

beijos, muito boa sorte pra vcs.

Sergio said...

Olá Camila,

espero que a gente se encontre muito no Canadá e consiga se organizar no meio da bagunça!!!

Estou super feliz por vcs. este negócio de ficar esperando sem nenhuma notícia é terrivel. Eu estou pensando em mandar um e-mail pra Maria João no final do meu processo pedindo que dêm alguma noticia sobre como andam as coisas.
Por outro lado toda esta angustia acaba nos aproximando de outros futuros imigrantes.

bjs
Marilena

:: ultranol :: said...

A parte boa é que, geralmente, quando pedem mais documentos, depois de 15 dias de enviado, eles pedem os exames. A má é que, puxa vida, no quê que esse processo é simplificado? Até agora estou tentando entender mas só consigo enxergar uma piora.

K said...

Sandro: já até coloquei a informação no post. A abertura do nosso processo foi dia 31 de outubro de 2006. Faz é tempo!!! Daqui a pouco é a sua vez, né??

Silvia: Amém! :)

Jeanne: Essas provas da união estável já me pediram e, como eu já tinha lido seu post sobre isso, mandei um monte de fotos e e-mails. Mandei até e-mail da sogra falando da empregada lá de casa! Mas casamos em janeiro, então acho que isso não será mais problema. Quanto à demora, parece que a simplicidade é relativa. Rs!

Raquel e Daniel: Os formulários já estão à caminho (espero não ter errado nada na pressa)... Se eu conhece o Google Earth??? Eu procuro casa pra vender no Canadá pelo Google Earth! É ótimo! E trabalhar na Google seria a perfeição, parece que é uma ótima empresa.

Marilena: Na verdade, eles até fazem contato conosco, sempre que necessário. Já imaginou se mandassem um e-mail só para dizer que está tudo bem, a fila continua andando, continue esperando? Acho que nada resolve nossa ansiedade, só o famoso "Welcome to Canada!" e, ainda assim, virá a procura pelo emprego, pela casa,... Ter tanta gente no mesmo barco é o que nos conforta. Daqui a alguns anos essa angústia toda vai fazer parte do passado e nossas casas estarão um brinco (sonhar não custa nada) :)

Ultranol: Tomara que essa previsão esteja certa!

Beijos a todos e obrigada pelos comentários,

K.

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star