Wednesday, May 28, 2008

Primavera (ou allergy season)

Quanto à mudança pro Canadá, nem preciso dizer, sempre me preocupei com a temperatura no inverno, com todos aqueles graus negativos. Neve na calçada, neve derretida, neve caindo. Neve, neve, neve. Tenho plena noção que vou adorar a neve por um período máximo de sete dias e que, a partir daí, vou contar os dias pra ela ir embora (ou será que não? Vamos ver!). Esse é, aliás, um dos motivos pelo qual Vancouver ganha muitos pontos na minha lista. Mas eis que, com essa última viagem, a primeira que fiz nessa época do ano para um lugar de clima temperado, comecei a me preocupar com outra estação...

Sempre adorei a primavera, que, aqui no Braisl, é a estação do meu aniversário. Sempre tive muito orgulho disso. É uma estação tão linda, né? Temperaturas mais tranquilas, as flores explodindo por todos os lados, tudo colorido, a grama verdinha... Ficava até triste quando pensava que, no Canadá, meu aniversário vai ser no outono (que, aliás, é lindo também) e eu perderia todas as flores. Depois desse tempo em Londres, estou quase agradecendo por isso.

Eu já tinha ouvido falar na "allergy season" ou na "hay fever", mas sempre achei um certo exagero das pessoas. Como assim o pólen em suspensão no ar causa tantos problemas? Na verdade, eu até duvidava um pouco que o pólen, realmente, ficasse em suspensão no ar. E eis que, no primeiro dia de viagem, sem nem pensar nisso, começo a espirrar sem parar. O nariz coça, os olhos coçam, é um transtorno instalado cada vez que colocamos os pés na rua. Quando me dei conta, vi que tinham várias "coisinhas" caindo das árvores, parecia uma chuva!

É impressionante! Chega a ser cômico. Todos na rua espirrando, coçando os olhos. Isso sem falar dos ciscos que entram a cada minuto nos seus olhos. Fiquei preocupada, e já anunciei pro marido que vou andar com óculos de natação pra proteger os olhos se for assim no Canadá! rs Eu juro que não estou exagerando (tá, a parte dos óculos de natação é brincadeira)...

Eu ficava aliviada cada vez que entrávamos em uma loja, café, museu. E daí fiquei pensando que isso não vai funcionar no Canadá, já que, no fim do inverno, o que todos querem e, naturalmente, eu também vou querer, é ficar ao ar livre, aproveitando a roupa leve, o céu, as cores, tudo da primavera.

No entanto, parece que existem algumas soluções para o problema. A mais drástica, pelo que eu vi, é tomar vacinas para que o corpo de habitue a esses pólens e deixe de reagir assim a eles. Outras opções, bem mais fáceis, são usar óculos que protejam bem os olhos, usar descongestionante nasal (e eu estava com o meu a tiracolo), tomar anti-alérgicos próprios pra isso e ainda tem uma pomada que se usa perto do nariz e dos olhos que evita que as partículas passem dessa barreira.

Ainda encontrei umas outras sugestões que achei, no mínimo, ridículas. Por exemplo, andar com uma máscara! Ainda sugerem que você deixe sua casa toda fechada para evitar a entrada do ar externo. Ou seja, você passa vários meses esperando poder abrir a janela e aí não pode por causa das alergias. Ainda: evitar fazer atividades ao ar livre (hein?! Depois de um inverno de seis meses?). E tem outras óbvias, tipo tomar banho e lavar a cabeça.

Mais uma coisa para enfrentar lá terra do Maple. Vocês já passaram por isso? Alguma dica?

4 comments:

Anonymous said...

Camila,

Felizmente a primavera, minha estação favorita também, não me dá alergias. Por isso nunca pensei que pudesse acontecer algo assim... Que coisa!

Espero mesmo que alguém apareça por aqui com uma solução mágica pra vc! Boa sorte!

Mariana

Anonymous said...

Mais um blog excelente que acho nessa minha procura infindável por informações de como fazer minha residência médica no Canadá.
Vou até add o blog de voces no meu, pois vou entrar pra pegar as informacoes todos os dias...hehehehehe
Parabens, e boa sorte na caminhada.
Espero q possamos também trocas idéias...

Anonymous said...

Camila, alérgica como eu sou, já marquei consulta com uma médica homeopata. Pra mim é o único tratamento que dá jeito. E já vou dizer logo pra ela: "me dá aí uma receita que me livre dessa rinite por um bom tempo e que eu possa fazer o remédio no Canadá!!!". Sei que isso vai ser meio complicado, vou ter que procurar farmácias homeopáticas em Toronto pra fazer o remédio, mas enfim, no meu caso é o que funciona. Durante anos minha rinite estava super controlada, mas de uns meses pra cá, resolveu se manifestar novamente. Então, homeopatia nela!! Eu vou nessa médica na 6a feira e se gostar dela, te passo o telefone... Quem sabe funciona pra você também!

Bjs,

Andréa

Anonymous said...

Então Camila, eu tenho ouvido bastante sobre essa questão de alergia e embora eu sendo ultra alérgica (tenho rinite desde criancinha) até agora não senti nada mesmo. Não sei se é "sorte de principiante" ou se tem uma resposta mais "biológica" pra essa pergunta. De qualquer forma, é o que vc falou: sempre tem uma alternativa para amenizar o problema.
Desculpe não ajudar... :(
Beijinho

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star