Thursday, August 16, 2007

Toronto mal das pernas

Toronto é a maior cidade do Canadá, e, apesar disso, vem enfrentando uma grande crise econômica. Isso porque faltam 575 milhões de dólares (sempre canadenses) para dar conta do orçamento do ano que vem. Para tentar fechar esse rombo, a prefeitura liberou, ontem, uma lista dos cortes que serão feitos.

Eu estava ansiosamente esperando por essa lista, pois há alguns dias li uma reportagem em que ameaçavam fechar uma linha inteira do metrô (Sheppard). Agora, imagine só você ter acabado de comprar um apartamento ao lado de uma estação dessa linha e, de repente, não poder contar mais com ela. Fiquei pensando que tipo de governo faria isso a seus cidadãos e revendo a imagem que tenho não só da cidade, mas do país. No final das contas, a linha do metrô se salvou.

Enfim, a lista foi liberada e pode ser vista na reportagem do The Star. Pelo texto da notícia, o pessoal não gostou nem um pouco disso, já que eles temem que a cidade perca muito mais do que pode com todos esses cortes. E quais são eles? Vários, nos mais diversos níveis, por exemplo:

- Diminuir a frequência de diversos serviços, tais como o carrinho que aspira as ruas, recolhimento de lixo, limpeza das ruas e parques, retirada de neve (até o último inverno, recolhiam a neve das ruas sempre que chegava a uma altura de 8 cm, a partir do próximo isso só será feito quando chegar a 15 cm), etc.
- Não será feita mais qualquer contratação pelo governo e vão diminuir o pessoal já contratado.
- As bibliotecas não abrirão mais aos domingos, nem os centros comunitários, às segundas.

A lista é longa e, pra dizer a verdade, assustadora. Se fosse no Brasil, meu maior medo seria de os serviços não voltarem ao normal depois de o orçamento ficar no azul novamente. Como futura imigrante no Canadá, ver essa situação me faz ter receio de ir para Toronto, uma vez que é difícil prever se isso é o início de uma recuperação ou de uma ladeira pra baixo.

Ah, sim, e tudo isso está acontecendo em plena campanha eleitoral, já que ano que vem tem eleição por lá. Ou seja, nem a preocupação com os votos fez com que esses cortes fossem evitados, o que só dmeonstra a gravidade da situação.

8 comments:

Cecilia Brandao said...

Oi Camila,
obrigadinha pela visit também :)
sim, sou advogada no Brasil. Aqui, pretendo fazer um curso de paralegal ou equivalente, mas antes tenho que melhorar meu ingles para poder ser aceita nas melhores escolas...
A região é mesmo linda. Vi suas fotos daqui das rochosas, que estão um show!!
Tenho conhecido muitos cariocas por aqui (em Calgary). Semana pasada fui fazer a matrícula do meu filho num clube e o atendente (Pedro) é dai. Ele morou em Toronto, depois em Vancouver e agora veio para cá. Uma semana antes, conheci a Dani que também morou em Toronto e agora está aqui. O motivo nem preciso te dizer... a economnia local está aquecidíssima como vc sabe... Tem muitos outros cariocas que está ha mais tempo, como o Marcelo (11 anos), Wania (20 anos) e por aí vai...
Olha, antes de vir, também estava em dúvida em relação à Província, pois tenho alguns grandes amigos em Toronto e também Vancouver me atraia bastante. Conhecia Alberta como turista - tinhamos feito em 2005 o passeio que você fez, até Jasper, porém de Motorhome. Meu marido, no entanto, arrumou emprego aqui antes mesmo do nosso visto de residentes permanentes ter saído, o que acabou até antecipando um pouquinho nosso processo. posso lhe dizer, no entanto, que estou adorando a cidade. Quando passei a conhecê-la melhor me apaixonei e todas as pessoas dizem o mesmo... Se vierem para Alberta tenho certeza que acontecerá o mesmo com você...

Grande abraço

Cecilia

Cecilia Brandao said...

só corrigindo o erro de digitação para nao ficar horrível (tenho horror a erro de concordâcia - mal da profissao ne?! rs):
... tem muitos outros cariocas que estão há mais tempo.....

:)

abraços

Cecilia

Márcio said...

Camila,

Já havia lido as reportagens a respeito do tema no thestar.com . Pensei e senti exatamente o que você escreveu... a gente começa a se questionar o que realmente sabemos sobre o país em que queremos (e iremos) viver.

Me parece, no entanto, que o que Toronto vive é uma crise a que toda cidade está exposta: crise de má gestão.

Pode não parecer, mas a conta é bem fácil - a despesa tem de ser menor que a receita. E quem tem uma das maiores cargas tributárias do mundo tem que aprender a gastar pouco e bem.

Acho que esse tema é um bom tópico para discussão, especialmente com quem já está em Toronto, para entendermos melhor que problemas a cidade enfrenta. Que tal jogar na lista?

Gean Oliveira said...

Camila, nao eh tao ruim assim. A situacao realmente existe e o nosso mayor esta fazendo pressao para receber mais auxilio da provincia. Alias, eleicao ja tem agora em outubro (dia 10) para a eleicao do premier de ontario. Ele, como bom politico, comecou a liberar mais e mais recursos para as provincias afim de conseguir a re-eleicao... So que se voce perguntar ao povo daqui se vai ter eleicao, imagina quantos deles sabem?

Beijo

Gean Oliveira said...

ooops, onde falei liberar dinheiro para mais provincias leia-se liberar dinheiro para as cidades, que claro fazem parte da provincia de ontario :)

ahh, existe um prefeito que foi bem conhecido aqui, chama-se mel lastman. O pessoal ja anda esbarrando com ele pela rua e pedindo que o mesmo volte a ser prefeito daqui :)

Anonymous said...

Camila,

Todos sabemos que esse tipo de notícia assusta, ainda mais pra nós que ainda estamos aqui e não sabemos da realidade. Mas como o Gean falou no comentário dele, não é tão ruim como parece ser. Li essa semana mesmo, também no The Star, que a província de Ontario está investindo cerca de $ 200 milhões nas escolas públicas. E hoje também li em outro site de notícias (não me lembro qual), que estão renovando a frota dos ônibus GO. Ou seja, o cenário não parece ser tão terrível assim.

E continua a campanha "Camila e Júlio, vão pra Toronto!!!!"

Nosso encontro no sábado vai rolar? Me liga!

Beijos,

Andréa

Diniz said...

Camila,

Acho que voce esta esquecendo uma informação básica, ele esta fazendo o que todos deveriam fazer aqui no Brasil, ou seja se não tem dinheiro, defina o que é prioritário e corte os extras.

Infelizmente no Brasil ninguem se preocupa com isto, afinal é mais facil criar impostos (vide cpmf, etc...) do que realmente trabalhar e ajustar as contas.

Diniz
rio-canada.blogspot.com

Diniz said...

Há esqueci de dizer, este é um dos motivos que quero sair do Brasil, responsabilidade fiscal.

Não sei como é no Canada, mas acredito que se o prefeito entregar a cidade falida, a coisa não deve passar em branco.

Diniz
rio-canada.blogspot.com

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star