Tuesday, August 21, 2007

Direito no Canadá e o que eu quero ser quando crescer.

Para quem não sabe, eu sou recém-formada em Direito e como todos que pretendem imigrar, muito me preocupo com um futuro trabalho no Canadá. Para muitos, isso depende apenas de conseguir um emprego, para outros, depende de fazer uma validação de diploma e, ainda, alguns precisam fazer umas disciplinas para adequar o conhecimento.

No caso do Direito, o buraco é bem mais embaixo. Por alto, o que aprendemos no Brasil é o Direito Civil e, no Canadá, com exceção de Quebec, eles usam o Common Law. Ou seja, toda a estruturação da Justiça é diferente e, mesmo que conseguíssemos usar nosso diploma, ficaríamos batendo cabeça por lá. O resultado é que nem adianta tentar aproveitar nada, pois tal processo seria cansativo, demorado, caro e, no final das contas, não valeria nada. Mesmo para quem vai para Quebec, tenho minhas dúvidas se vale o esforço, já que a pessoa acaba tendo que estudar mais uns dois anos para poder advogar na província e acaba sem ter um diploma canadense genuíno.

Na minha opinião, o melhor mesmo é se conformar e voltar pra faculdade. O caminho é longo e difícil, mas a satisfação pessoal (para quem gosta do Direito) e os salários no final valem a pena. Fora que ter um diploma de uma universidade canadense deve facilitar muito sua a colocação no mercado de trabalho, afinal, as empresas terão referências da sua universidade e têm noção do que você aprendeu.

De maneira geral, é preciso fazer a faculdade, o que leva 3 anos em período integral, e depois aplicar para o BAR. Antes de fazer a prova, será preciso estagiar e fazer um curso (isso mudo de província para província) para, enfim, ser “chamado” para o BAR. Daí, é só passar e colher os louros do sucesso!

O “detalhe” disso tudo é que precisamos trabalhar, afinal, quem vai bancar a faculdade (que pode variar de 6000 a 20000 dólares canadenses por ano), os livros e sua subsistência? Fora isso, pessoalmente, eu não vejo a hora de ter um filho e engrenar numa faculdade seria adiar em pelo menos 4 ano esse projeto, o que, definitivamente, não quero.

Daí, o que tenho encontrado como solução, de novo com a ajuda de uma amiga muito legal que mora em Toronto, é atuar como Law Clerk (assistente de advogado) até que as coisas se estabilizem e eu possa fazer uma faculdade em meio período e dar conta do restante da vida. O salário é bastante razoável, ficando numa média de 50K/ano, em Toronto. Ainda estou estudando o assunto, mas, pelo que vi, não se trata de uma profissão regulamentada, já que é possível trabalhar nisso sem ter qualquer registro. No entanto, existe, em Ontário, o Instituto de Law Clerks (ILCO) que eu vejo mais como uma espécie de sindicato. Vários colleges oferecem o curso regulado pelo instituto (com duração de um ano para quem já é formado) que prepara o aluno para prestar suas provas, a fim de se tornar membro. Fazer parte do ILCO deve qualificar o candidato na briga por uma vaga.

Outra opção é ser “legal secretary”, o que não se confunde com Law Clerk ou Paralegal. Até agora não encontrei maiores informações sobre isso, mas também tem curso para a profissão.

No final das contas, o que eu preciso mesmo é de um bom trabalho de orientação vocacional para decidir o que eu quero ser quando crescer, lá no Canadá. A verdade é que depois de 6 anos de faculdade de Direito, ainda não me encontrei nesse caminho. Já que eu vou ter que começar do zero, sempre me pergunto se vale a pena insistir nele ou se o melhor é mudar tudo!

No futuro, escreverei com mais detalhes sobre a faculdade de Direito lá e as profissões de Law Clerk/Paralegal, mas é que esses posts mais informativos tomam um tempo enorme e eu estou muito ocupada esses dias.

11 comments:

Anonymous said...

Oi, Camila...

Olha, quando começo a pensar em trabalho no Canadá, me vem sempre a idéia de que vou fazer algo totalmente diferente do que faço no Brasil (aqui sou secretária executiva bilingüe há tempos). Nos sites de emprego que vejo, sempre há atividades tão diferentes, que me dá vontade de tentar algo novo. E acho que é isso que vai acontecer com você também. É claro que aproveitar o tempo de espera para se preparar é fundamental, mas acho que nessa área Legal você terá muitas oportunidades!

Beijocas!


Andréa

Cris said...

Camila, conhecemos uma brasileira aqui em Toronto que como vc fez faculdade de direito no Brasil. O blog dela é http://luchris.blogspot.com/. Sei que ela está fazendo um college por aqui, relacionado com a área. Talvez ela possa te dar alguma dica...
Um beijo

Anonymous said...

Camila,
Tenho exatamente a mesma dúvida: se continuo no caminho do ramo jurídico ou se mudo completamente o rumo das coisas... Advoguei por 10 anos no Brasil, mais o tempo do estagio e as vezes tenho a impressao que só sei fazer isso... hehe
Pense no seguinte: independentemente do curso que escolher fazer, o importante é obter um diploma e não apenas o certificate...
bjs

Anonymous said...

Camila, estou numa situação parecida com vc, na verdade estou fazendo a facul de direito ainda, e pretendo imigrar num prazo de 5 anos, porém não sei o que vou fazer por essas bandas... Acredito que irei arranjar um survival job por uns tempos e cursar uma facul... Acho que direito não mais, pois aqui no Brasil já sei que não quero seguir nesta área, mas como já fiz três anos, vou terminar... Abraços e Mta Sorte!!!

Cecilia Brandao said...

Oi K,

Em termos práticos, a diferença entre o diploma e o certificate é que para obter o diploma você deve estudar mais (mais tempo, fazer mais matérias), geralmente em cursos full-time. Dei umas checadas em sites de empregos, em vagas de paralegal, e algumas vagas exigiam o diploma e outras apenas o certificate e o valor do saláio hora para o diploma era cerca de 40% maior. Quanto ao instituto, realmente não sei...

Ah, falei pro Ma (s/ o nome) e ele ficou todo contentinho e logo lançou: "não falei mãe, esse nome é muito melhor..." rs

abços

Cecilia

Luiz e Dani said...

Estou nessa mesma questão, já pesquisei várias áreas interessantes para mudar, mas acabo voltando para o direito, dai fico pensando se vou gostar, etc...
sobre curso de secretário jurídico, aqui no Québec é em média de 1 ano e meio a dois anos, bem rápido e mais em conta, sem contar que depois vc pode fazer um técnico e por ai vai.
Pra quem não quer ficar mais tempo estudando é um bom começo.
Bjos e boa sorte na decisão.
Dani.

Anonymous said...

OI Camila td bem?
Acho que como a maioria so que te escrevem estou com a mesma dúvida. Estou no 7º período do Curso de Direito e em 2009 irei m formar. Estou determinado a ir estudar fora do Brasil, mas não sei como é estudar Direito em um país com legislações diferentes. Pretendo fazer minha pós no Canadá e seguir uma carreira neste País. Estou começando a pesquisar sobre isso a pouquissimo tempo, vc poderia me dar algumas informações sobre essas validações de diploma.

Anonymous said...

OI Camila td bem?
Acho que como a maioria so que te escrevem estou com a mesma dúvida. Estou no 7º período do Curso de Direito e em 2009 irei m formar. Estou determinado a ir estudar fora do Brasil, mas não sei como é estudar Direito em um país com legislações diferentes. Pretendo fazer minha pós no Canadá e seguir uma carreira neste País. Estou começando a pesquisar sobre isso a pouquissimo tempo, vc poderia me dar algumas informações sobre essas validações de diploma.

Unknown said...

Olá, Camila!
...e aí, como caminham seus planos? espero q estejam indo mto bem.
..eu tb sou formada em direito aqui no Brasil e pretendo ingressar na advocacia canadense, e pelo que andei pesquisando já vi que será um longo caminho à percorrer.
Enquanto pesquisava hj de manhã, encontrei um blog de um casal que pode ajudá-la em alguns pontos: http://luchris.blogspot.com/ Acredito que qualquer informação seja válida.
Eu comecei a pesnquisar recentemente e por enquanto ainda não tenho a mínima idéia de por onde começar, mas espero logo ter mais conhecimentos e poder decidir alguma coisa...
E vc já está em Toronto há quanto tempo?

Boa sorte e vamos nos falando...meu e-mail: virginia_elizabeth@hotmail.com

Unknown said...

Olá, Camila!
...e aí, como caminham seus planos? espero q estejam indo mto bem.
..eu tb sou formada em direito aqui no Brasil e pretendo ingressar na advocacia canadense, e pelo que andei pesquisando já vi que será um longo caminho à percorrer.
Enquanto pesquisava hj de manhã, encontrei um blog de um casal que pode ajudá-la em alguns pontos: http://luchris.blogspot.com/ Acredito que qualquer informação seja válida.
Eu comecei a pesnquisar recentemente e por enquanto ainda não tenho a mínima idéia de por onde começar, mas espero logo ter mais conhecimentos e poder decidir alguma coisa...
E vc já está em Toronto há quanto tempo?

Boa sorte e vamos nos falando...meu e-mail: virginia_elizabeth@hotmail.com

Jogos said...

Que bom encontrar voces... Me chamo Marcia, sou advogada aqui no Rio de Janeiro, há mais de 8 anos, mas me apaixonei por um Canadense que, por motivos obvios, quer que eu vá morar com ele. E vamos, quem não ia gostar de uma proposta assim? Só que eu não sei ficar sem trabalhar, e ainda, a questão da autonomia financeira garante um relacionamento mais harmonioso, não? Mas adoraria tentar uma vida melhor do que aquela que tenho aqui, cheia de audiências, clientes que não pagam, não saber se no mês que vem vou ter dinheiro para pagar as contas, etc. Mas de fato, só comecei a pensar em mudar para o Canadá por causa do meu amado, e sei que se não der certo entre a gente, vou voltar sem nada, e pelo menos agora, eu tenho meus clientes... E o Andy (nome do "Cavalheiro Andante") sempre me diz que os advogados são bem pagos, que não terei dificuldades trabalhando aí, etc. Mas pelo que já pesquisei, teria que fazer uma nova faculdade, para poder advogar. Também vi as oportunidades como Law clerk e Paralegal, mas todos eles demandam novos estudos que, se eu decidir voltar ao Brasil, não tem validade nenhuma no MEC. Eu sei que estudamos pela civil law e o Canadá adota a common law, mas será que não existiria um curso de pos graduação latto sensu ou mesmo um mestrado qualquer, de direito internacional ou de propriedade intelectual que pudesse ser validado pelo MEC se um dia quiser retornar ao Brasil? Estou muito dividida e sinceramente implorando alguma ajuda de vocês que, como já vi, tem muito mais experiência que eu, alguns - inclusive - já estão no Canadá. Então, se alguém puder me dar uma ajuda, de como funcionam as pos graduações, e mesmo os cursos on line para Paralegal e Law clerk, pois eu já adiantaria meus estudos ainda no Brasil, e quando aí chegasse, não precisaria ir trabalhar no Mc Donalds até poder prosseguir de onde eu parei no Brasil... Agradeço muitíssimo, pessoal! Aos que estão fora, mando lembranças saudosas de nossa sempre querida terra brasilis.

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star