Sunday, August 12, 2007

Canadian Way of Life (CWL): lava-louças para melhorar a vida sexual.

A partir de hoje, este blog inaugura a seção CWL, Canadian Way of Life, sempre que for tratar da rotina do canadense, daquelas coisas que fazem parte do dia a dia. Para a estréia, uso uma coluna que li essa semana no The Globe and Mail, que tratava do efeito que a divisão (ou a falta dela) das tarefas domésticas entre os parceiros tem sobre a saúde do casamento (ou união estável, claro!).

O que isso tem a ver? Tem a ver que várias pesquisas já chegaram a conclusão que sobrecarregar, por exemplo, a mulher nas tarefas de casa, sem que o marido sequer valorize o trabalho que ela desempenha todo dia é tiro e queda para afundar um casamento. Nossa realidade brasileira, pelo menos a partir da classe média, é ter sempre uma empregada doméstica ajudando nisso. Só que no Canadá uma empregada doméstica é um luxo que pouquíssimas pessoas podem bancar.

That housework and sex are linked is not a new idea. It's in the realm of conventional wisdom that a woman's anger or resentment over her unfair share of household duties can undermine intimacy with her mate.


Ou seja, deixar o trabalho é apenas uma parte do dia, que dá lugar ao trabalho em casa, de lavar louça, limpar a roupa, arrumar a casa. Daí, a autora da coluna sugere que você compre uma máquina de lavar-louças como forma de investir no seu casamento e, no futuro, economizar em terapia de casal!

The lowest divorce rate was among couples in which the wife felt the division of tasks inside the home was unfair to her and the husband felt that the division of household tasks was unfair to her, too. If both partners felt that the wife was getting the short end of the stick, the marriage was more likely to be happy.


Então, já está acrescentado aqui na lista: máquina de lavar-louças - item de primeira necessidade. Enquanto o namorido muito se preocupa com esse aspecto da nossa futura nova vida, eu não vejo a hora de não ter que lidar com outra pessoa em casa. Tudo bem que a moça que trabalha aqui em casa, duas vezes por semana, ajuda muito e é ótimo ver a louça lavada "como mágica", mas detesto não encontrar minhas minhas coisas (às vezes, ela chega ao cúmulo de "guardar" alguns objetos em cima do armário!) ou descobrir, na hora de sair, que uma das minhas blusas preferidas está com o furo porque foi queimada na hora de passar.

Enfim, gostando ou não, é uma realidade que teremos de enfrentar e a qual, como todos, iremos nos adaptar. Para isso, aliás, dizem que eles são especialistas, pois o produtos de limpeza são excelentes e diminuem muito o esforço na hora de cuidar da casa. Não vejo a hora de experiementar!

4 comments:

Anonymous said...

Oi Camila,
Fomos sim. Inicialmente fomos para o Lake Louise, depois Moraine Lake e Peyto Lake. Tinha um outro também muito bonito no caminho, mas ainda não sei o nome dele :-). Em Jasper fomos ao Maligne Lake, mas o clima não ajudou, muita chuva.

Abs,

Sandra Vicente said...

Olha, num primeiro momento eu sou contra. Imagina uma maquina de lavar loucas para lavar 2 copos, 2 pratos e uns talheres. Mesmo que fosse o dobro, vc acaba tendo que acumular louca a semana toda para liga-la uma vez por semana. Entao ou compra mais louca. Fica meio esquisito. Bem, para uma grande familia ou para receber muitos amigos ate vai... Aqui e tudo muito pratico. Lavar a louca nao e nada. Mas, cada um tem suas preferencias e respeito, e claro.

Cris said...

Camila, obrigada pela visita ao nosso blog. Um abraço. Cristina

Cecilia Brandao said...

Oi Camila,

Outro dia tivemos um problema elérico aqui em casa e fiquei duas semanas sem poder usar a lava-louça. O stress aumentou consideravelmente. É um equipamento importantíssimo sim. A louça isolada não é nada, mas somada à roupa, banheiro, chão, etc, etc faz muita diferença.
Sou advogada também e pelo que já estudei a respeito por aqui, os cursos a distância não "qualificam" muito o curriculum. O ideal é mesmo você fazer quando chegar em terras canadenses.
Boa sorte e um abraço!!


Cecilia

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star