Wednesday, August 15, 2007

Meu mundo caiu...

Gente, meu mundo caiu agora de manhã quando recebi a resposta de um e-mail que enviei ontem. Não comentei nada sobre o e-mail aqui antes porque pensei em arrumar tudo e depois já relatar toda a experiência, o que não vai acontecer. Então, vamos lá.

Eu acabei de me formar em Direito e, como vocês já devem saber, esse meu diploma não servirá pra nada lá no Canadá. Daí, tem uns meses, que eu consegui um contato com uma professora lá da faculdade que imigrou pro Canadá e ela, sempre super solícita, com a maior paciência, me indicou a fazer um curso de Law Clerk, pois é rápido, mais barato que a faculdade e o salário é bem razoável (por volta de 50k/ano, em Toronto).

Depois de um tempo estudando essa possibilidade e digerindo a idéia, resolvi ver o que posso fazer daqui do Brasil pra adiantar minha vida como Law Clerk no Canadá. Daí, na página do ILCO (Instituto de Law Clerks da Província de Ontário), descobri que alguns colleges oferecem o curso a distância. No final de semana, selecionei quatro deles para mandar um e-mail e perguntar se teria algum problema não fazer as provas aplicadas pelo ILCO no final de cada semestre.

Eu já sabia que eram quatro matérias oferecidas e que, no curso a distância, eles recomendam que você faça uma por vez. O preço variava por perto dos CAD 500,00 para cada disciplina, a não ser em um dos colleges que chegava a absurdos CAD 700,00.

Pois bem, já estava pronta para me matricular e começar meus estudos em setembro. Eis que recebo a primeira resposta dos quatro e-mails que enviei ontem: não há problema algum, mas o preço é mais alto para estudantes internacionais. Mais alto quer dizer quatro vezes mais. Isso mesmo, se você não é residente permanente, nem canadense, cada disciplina sai por uma pechincha aproximada de CAD 2.000,00. Que tal?

E todos os meus planos foram por água abaixo. Agora, então, acho que vou tentar comprar um dos livros que eles usam na aula só para me familiarizar um pouco com os procedimentos. Pelo menos agora eu tenho uma boa justificativa para sossegar e esperar as coisas acontecerem, uma de cada vez. E espera.

5 comments:

Luiz e Dani said...

Não desanima!
vai dando os passos que puder, ler o livro vai ajudar e muito. Realmente para estudante internacional fica muito caro. Mas logo, logo seu visto chega e vc consegue a vaga.
Bjinhos,
Dani.

Luiz e Dani said...

Law Clerk é secretário juridico, certo? Estive vendo aqui em Montréal, o curso é rápido mesmo, mas aqui é mais barato.Indiquei seu blog para uma amiga.
Bjos

Luiz e Dani said...

legal secretary/secretaire juridique é quase dois anos. já o
Law clerk que seria um assistente, nivel técnico são 3 anos.
Seria legal o post sobre os dois, tem bastante advogados vindo para cá, vai ajudar bastante. Afinal tem uma luz no túnel para nós aqui, né? rsrsrsrs...nosso diploma vale alguma coisa.

Luiz e Dani said...

olha eu vindo aqui de novo...obrigada pela visita no blog, assim fiquei conhecendo o de vcs! Coloquei link no nosso.
Bjinhos.

Paula Regina said...

é assim mesmo Camila e cai entre nós nada mais justo pois é realmente muito diferente o estudante internacional de quem já está aqui como Residente Permanente produzindo para o Canadá e pagando os altos impostos. Fica tranquila porque há coisas que vc só vai realmente conseguir dar andamento quando chegar aqui. Sei que a ansiedade é grande mas procura controlar pois você vai precisar ainda mais deste auto-controle quando aqui chegar.
bjs

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star