Friday, March 7, 2008

Halifax: bom pra cachorro!

Esta pessoa que vos escreve tem uma nova paixão. E essa nova paixão se chama Halifax. Trata-se da capital da província de Nova Scotia, de frente para o mar. Mas vamos começar do começo.

Ontem, lendo o Picolé Carioca, me deparei com uma parte do post de um outro blog, o #Sustenido#, da Flá. O texto falava sobre a decisão de imigrar e os passos até que a Flá, seu marido e seus quatro cachorros decidissem qual seria o destino deles (quer dizer, acho que os cães não participaram da decisão, mas, com certeza, tiveram um peso enorme nela).  Mas, daí, quando eu li que eles tinham quatro cães, nem me empolguei muito, pensando: "ah, devem ser quatro pulguinhas (como eu me refiro aos cães pequenos)...". Mas minha pontinha de esperança fez com que eu entrasse no #Sustenido# e vasculhasse por tal informação. Eis que encontro: são três rottweillers e um vira-lata muito simpático que nem é tão pequeno assim. Nossa!!! Fiquei muito empolgada. Afinal, não é todo dia que encontramos pessoas tão malucas quanto a gente (para quem não sabe, nós temos quatro cachorros GRANDES).

E eles decidiram por Halifax por motivos muito objetivos. Primeiro, eles queriam morar em alguma capital. Imagino que pensaram que na capital as possibilidades são sempre maiores, por ser o centro da província (se bem que isso não chega a ser bem verdade em BC e AB). Segundo, eles queriam fugir das grandes queridinhas dos imigrantes e ir para um lugar menos disputado. Daí, Vancouver e Toronto saíram da lista. Além disso, eles buscavam cidades que não tinham a carência de três meses no sistema de saúde (o que é muito razoável também). E aí eles pensaram em Winnipeg, mas acabaram descobrindo que por lá eles não poderiam ter os quatro cães. Enfim, acabaram gostando de Halifax e lá foi o destino deles.

O engraçado é que na prova do IELTS do marido um dos textos era sobre Halifax e ele saiu todo empolgado dizendo que queria ir pra lá. Eu cheguei a pesquisar um pouco, mas acabei achando que a cidade devia ser pequena demais para os nossos padrões e fiquei com medo da oferta de empregos ser muito pequena. Mas agora eu voltei a pensar com carinho na possibilidade.

Uma cidade menor tem menos concorrência, é mais tranquila e a qualidade de vida deve ser ainda melhor. Halifax parece acolher os imigrantes com muito mais carinho e atenção do que Toronto, por exemplo. Os imóveis devem ser mais baratos e deve ser mais fácil encontrar uma casa que possa abrigar a nós e aos nossos filhos. Ok, vou fazer uma lista de prós e contras pra Halifax num próximo post.

Agora eu quero falar mais dos cachorros. Graças a dica da Flá para procurar nos sites oficiais, encontrei umas informações meio assustadoras. Por exemplo, ainda que por um acaso do destino, a gente consiga uma casa em Toronto que tenha espaço suficiente para todos os nossos filhos, não poderíamos levá-los porque a cidade tem um limite de 3 cães por residência. Por outro lado, em Mississauga, onde seria mais viável conseguir um imóvel desses, poderíamos levar a matilha, já que estaríamos bem no limite. Não consegui, ainda, descobrir qual é o limite em Vancouver. Definitivamente, isso é algo que influenciará a nossa decisão.

Por enquanto, Halifax entrou na disputa com muita força. O que vocês sabem sobre a cidade?

PS: Acho que o post ficou meio confuso... mas sabe como é apaixonado, né? Tanta coisa pra falar que fica até enrolado!

7 comments:

Anonymous said...

Oi, K (ó a intimidade, hehehe!)!
O desafio foi lançado: vou me preparar pra fazer um post bacaninha sobre minhas impressões sobre a cidade. E ó, não é puxando a sardinho pra cá, não, mas a cidade tem me agradado e muito!
Bom, passei mas pra dizer "oi" mesmo.
Beijinho

Dani e Rafa said...

Nós apesar de estarmos em Toronto sempre ouvimos coisas boas de Halifax.. A cidade é pequena, segura, super tranquila e com comércio reduzido comparado a outros lugares.. O único ponto negativo que escutamos de lá com mta frequência tb é o frio. FAz mto frio e neva demais por lá, comparado com as outras cidades.. Queremos conhecer, mas apenas como turistas... Toronto tem bastante imigrante mas é uma cidade maravilhosa.

R said...

Afe Maria, que coragem! Quatro!
Eu achando que era a mega mulher maravilha de levar (e nem vou levar no início) nossa peluda pra lá, e vcs vêm com essa história?
É, muita coragem...parabéns por não desistirem dos peludos :)
Bjs

Rogério said...

Você tem razão sobre a cidade!!

Conforme pesquisa do ano passado, ela foi eleita a segunda melhor cidade do país para se morar, perdendo para região de Ottawa-Gatineau. Veja a pesquisa http://www.canadianbusiness.com/rankings/bestplacestolive/list.jsp

Não escolhemos a cidade, porque achei a província não muito atraente. O mesmo acontece com Vancouver em BC.

Se quiser dar uma olhada no cruzamento das informações que fizemos é só pedir!!

Grande abraço e tudo de bom!!

Rogério e Alessandra

:: ultranol :: said...

Putz, não é que eu também pensei nisso de Halifax? mas os "contras" pra nós acho que seriam que a cidade é muito pequena (minha esposa nasceu e foi criada em cidade grande, não sei se iria se acostumar), e o mercado de informática deve ser fraco.
Ah, seu passo-a-passo de como obter os antecedentes criminais é ótimo, mas é fogo, os próprios caras desses órgãos não seguem regras. Por exemplo, nós conseguimos dar entrada na solicitação de antecedentes criminais na PF sem precisar de carta do consulado. Amanhã vou tentar a sorte na Polícia Civil... não estou aguentando esperar essa carta específica do consulado, vamos ver se dando um "migué" nóis consegue alguma coisa na delegacia...
Valeu!

Anonymous said...

Camila,

Pelo que li no seu comentário no blog da Flá seu marido é da área de IT, certo?

Se resolverem vir pra Halifax mesmo me dêem um toque que a empresa aqui está com uma demanda enorme. ;)

Anonymous said...

Oops.. O anonymous sou eu. :)

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star