Tuesday, March 4, 2008

E se fosse lá?

Eu trabalho num Órgão público estadual. É um prédio desses moderninhos com pouquíssimas janelas e todo de vidro fumê, ou seja, é escuro. Só para lembrar, estou no Rio, onde trabalho, no centro da cidade. Aliás, estamos no verão carioca. E, hoje, pra minha tristeza, faz um dia lindo, céu azul, sem nuvens e sol de rachar. Bom, quem conhece a cidade ou já esteve aqui nessa época (ou até em alguma outra, já que só faz verão aqui), deve ter alguma idéia do que eu estou falando. É um calor infernal.

E eis que há duas semanas a última das doze máquinas de ar-condicionado quebrou. Pois é! São doze máquinas para dar conta do prédio todo. Daí, a primeira quebrou e pensaram: "tudo bem, ainda tem onze funcionando". E quebrou a décima primeira, mas ainda sobravam dez. Dez é um bom número, não? Bem redondinho! E aí, a décima quebrou. E foi assim até que ficamos com uma máquina que, claro, tinha que quebrar. E isso foi há duas semanas!!!!

No final da semana passada, compraram, segundo ouvi dizer pelos corredores, duas máquinas usadas porque as novas são incompatíveis com não-sei-o-quê do prédio e levaria muito tempo para fazer as adaptações. Deu uma leve refrescada, digamos, passou a ser humanamente possível ficar aqui dentro. Só que, claro, elas também quebraram. Afinal, um serviço projetado para ser executado por doze máquinas não poderá ser todo jogado para duas, que serão sobrecarregadas até o fim. Ou será que eu estou enganada?

Passou o final de semana e por causa da chuva no sábado parece que não puderam fazer o conserto. Mas aí passou o domingo, a segunda (e isso sem contar os dias anteriores porque, como eu disse, já faz duas semanas! Inteirinhas!) e, ainda assim, não conseguiram terminar o conserto.

Na minha sala, por exemplo, não tem qualquer janela. Na sala dos meus chefes, tem uma janela daquelas que só abrem um pouquinho, mas não tem nenhuma do outro lado para fazer corrente de ar. Vocês têm alguma idéia do calor que está aqui dentro??? Acho que não! E amanhã eu trago meu termômetro para passar uma idéia mais apurada.

Mas sabe o que isso tem a ver com esse blog? É que, enquanto tento me manter alerta sem desmaiar por conta do calor (quem tem pressão baixa deve saber do que estou falando), fico pensando o que aconteceria se num grande prédio comercial do Canadá o sistema de aquecimento falhasse em pleno inverno. Por duas semanas!!! Quer dizer, acho muito difícil que o sistema de aquecimento falhe em pleno invenro porque imagino que a devida manutenção seja feita e, provavelmente, com a aproximação das baixas temperaturas, o sistema deve ser verificado. E, ainda que acontecesse, imagino que em duas semanas já teriam conseguido alguma solução, ainda que fosse um Órgão público. Ou eu deveria dizer, e ainda mais sendo um Órgão público? Mas, enfim, fico pensando, hipoteticamente, no que aconteceria num caso desses. Será que as pessoas continuariam indo trabalhar mesmo fazendo -30ºC e sem aquecimento no prédio? Será que a rotina de trabalho continuaria a mesma???

E esse é o país em que eu vivo. Pro frio, eu até poderia me encher de casacos (apesar de que -30ºC, haja casaco pra dar conta, né?), mas no calor, não dá pra entrar numa ducha gelada no meio do dia de trabalho. Eu já estou pensando seriamente em quais serão as consequências se eu não vier trabalhar nesses dias infernais (no inferno deve estar mais fresco!). Nesse caso, provavelmente, eu serei punida de alguma forma porque alguém vai fazer alguma coisa.

O último a sair que apague a luz. Ah, não... a luz aqui da sala já queimou e ainda não tiveram tempo de vir trocar. Devem estar consertando o ar-condicionado.

3 comments:

Anonymous said...

Camila, é sobre isso que eu e o Edu falamos o tempo todo... Que calor é esse??? Caraca...

Eu também moro no Rio e minha casa fica muito perto do meu trabalho, costumava vir a pé, não só para fazer algum exercício, mas também como uma forma de "economizar" o planeta, conscientização ambiental, essa coisa toda.

Mas agora que eu tenho o carro à disposição (o Edu está trabalhando no Centro e vai de Metrô), eu não resisto. Estou desde janeiro dizendo: é só mais essa semana; semana que vem vou voltar a ir a pé... Que nada! Já estamos em março e ainda não consegui. Mas quem sabe lá pra julho eu começo a vir de carro. Mas só até setembro, pois em outubro, recomeça o calorão!!

Pois é, amiga, tem que aturar até o consulado mandar seus exames médicos... Por sinal, ainda não ouvi seus gritos!!! Hehehe...

Bjs!

Mariana said...

Tudo isto é muito desgastante. A violência é uma coisa terrivel que pode nos atingir a qualquer momento, mas estas coisas nos atingem o tempo todo e acontecem em todos os lugares, em muitas situações diferentes e ficamos totalmente impotentes.

O jeito é vc aproveitar o "calorzinho",

Marilena

Sandro e Família said...

Camila

Acredito que em mais umas duas semanas eles percebem que o ar-condicionado não tem conserto e vão permitir aos funcionários trazerem o ventilador de casa...rsss!!!

Fique tranquila que ano que vem estaremos dando risadas de situações como essa.

Abração

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star