Monday, July 30, 2007

Imigrando com cães

Muita gente já falou sobre isso e o que vou fazer, na verdade, é um recorte e colagem do que encontrei por aí, porque esse assunto é fundamental para esta que vos escreve, então tem que constar aqui.

Eu tinha dois cachorros: a Michelle, uma Golden Retriever, e o Scooby, um Kuvasz, quando conheci o Julio. Ele, por sua vez, tinha o Larry, o Golden mais chato do mundo, diga-se de passagem (rs!). Quer dizer, à essa altura, eu ainda não sabia, mas a Michelle estava com dez filhotes do Scooby na barriga. Coração de mãe é mole e eu tive que ficar com um dos filhotes: a Milly. Balanço final: o namorido e eu temos, juntos, 4 cachorros, um maior que o outro. Aqui no Rio está tudo sob controle porque meu pai mora numa casa e, normalmente, dois ficam lá e os outros dois aqui no apartamento conosco.

Só que eu quero levá-los. Tá, eu sei, eu sei que não vai dar pra levar os quatro.... quer dizer, será que depois de nos estabelecermos não dá mesmo??? Enfim, pelo menos dois eu quero levar, pois eles vivem muito bem em apartamento e eu me sentirei menos culpada por abandonar meus filhotes e deixar o coitadinho do meu pai dando conta deles. Uma coisa é certa. Quando deixarmos o Brasil, iremos sem cães, mas pretendo logo organizar a vida por lá para recebermos os dois.

Bom, quanto à questão burocrática, tem um "tutorial" no Files do grupo de discussão do Yahoo. Basicamente, é preciso um atestado de saúde emitido pelo veterinário, atualizar a vacina anti-rábica e um certificado emitido pelo Ministério da Agricultura, o que pode ser feito nos aeroportos internacionais, nos dias anteriores ao vôo. A Jeanne, no blog As Invasões Bárbaras, também falou disso, já que ela tem dois pequeninos. Ela fala, inclusive, do chip de identificação, que é uma boa colocar, apesar de eu não saber se é obrigatório ou não lá no Canadá.

Preparar a ida do cão é trabalhoso, mas não é difícil. Difícil mesmo é:

- A viagem, até porque nos últimos dias as coisas foram bem dificultadas, já que as companhias estão deixando de transportar animais junto com as malas nos aviões. Sendo assim, a única possibilidade é despachar o seu amiguinho por uma empresa especializada nisso. Na coluna da esquerda tem links para duas delas. Vou tentar me informar quanto aos valores e digo aqui. Outra preocupação é como será a viagem para eles, se eles chegarão bem, se tudo vai dar certo, etc. Já passei por isso quando o Scooby veio de São Paulo para o Rio e meu coração fica na mão de pensar que ele teria que fazer de novo... nossa experiência não foi boa.

- Encontrar um imóvel para alugar que aceite cachorro (de porte grande, então, nem se fala). Pensa bem: se você tivesse um apartamento e fosse alugar, você ia querer que colocassem um cachorro lá dentro? Pois é! No entanto, econtrei alguns co-ops housing em Toronto que aceitam e nos sites de busca de imóveis quase sempre tem a opção "pet friendly". O problema é que muitas vezes eles são "friendly" apenas de gatos ou cachorros pequenos.

- Lidar com o inverno (isso eu não faço idéia de como vai ser). A solução é encontrar alguma townhouse que aceite cachorro. Uma vez no Canadá com o seu pet, surgem outros problemas. Como passear com o cão na neve? Eles podem ficar do lado de fora ou fica todo mundo dentro de casa? Sendo uma townhouse, como se lida com as coisas da casa no inverno (tipo encanamento, neve na calçada, etc)? Sem um cachorro, viver num apartamento seria a melhor saída até que a gente se habituasse com essas novidades.

- Onde deixar o animal nas viagens ao Brasil. Vir ao Brasil uma vez por ano já será um hábito difícil de manter financeiramente, e ainda teremos que somar a isso o custo de um hotel ou de uma pessoa que vá em casa alimentá-los. E isso, eu já estive olhando, não é barato. O bom é que o segundo cachorro tem um mega desconto, então, a diferença entre deixar um e deixar dois é pequena.

Na coluna de links, tem alguns sites interessantes sobre o tema.

Se alguém já passou por isso e quiser dividir com a gente, seria ótimo.

5 comments:

Dani e Rafa said...

Oi..
Eu vim para Toronto sem cães.. Deixamos na casa da minha mãe e da minha sogra, mas o cachorro era da família.. Espera ver como vai acabar esta novela da Jeanne e ai vc decide o que fazer. Boa sorte

Anonymous said...

Eu nao tenho cachorro, mas os amo e vivo reparando como eh a vida aqui com um animalzinho de estimacao:

- o chip de identificacao eh obrigatorio sim, tem o nome do cachorro, endereco e tel. Mas acho que isso vc tira aqui mesmo, pela internet.
- muitos lugares aceitam cachorros grandes.. No predio que moramos tem gente que mora com pastor alemao num ape de um quarto.. aih eu ja acho meio muito, ne?
- aqui nao vejo muito esse negocio de cachorro dormindo fora de casa, nem mesmo no verao.. Na verdade, acho que os bichinhos canadenses dormem em cima da cama, no sofa.. arrrrrggg...
- pra passear no inverno eh igual no verao... poe o casacao e sai na neve...

Qto aos aspectos mais burocraticos, de vacina, hotelzinho, transporte eu nao tenho ideia de como funciona..

Espero ter ajudado..

Abracos

;)
Conexao Toronto

Lili said...

Estou embarcando os meus 2 cães para a Itália (vou morar com meu marido que é italiano)e estou com o coração na mão porque eles já tem uma idade avançada, mas não os deixarei sozinhos de jeito nenhum... o processo é caro e desgastante...já fiz vacina, microchip, sorologia e agora estou contratanto a empresa que fará a logística do embarque...até eletrocardiograma eu já fiz por causa da idade deles, mas está tudo bem...Graças a Deus!!! o local para morar eu vou arrumar...tenho certeza que encontrarei...Parabéns a todos (as) que como eu não abandonam seus melhores amigos!!! uma abraço
Eliane
Curitiba Paraná

Crux Escalada Esportiva said...

Guilherme,

Parece que a coisa não eh mole não! Eu estou de mudança para Victoria, BC e tenho 2 cachorros, um labrador e um bernese de 50 quilos. Acho que vai sair bem caro levar os dois, mas eu tenho que leválo-los. Primeiro vou partir sem eles e depois me arrumar direito para poder levá-los.

Anonymous said...

Oi ...

Serah que alguem poderia me passar o nome de alguma empresa no Brasil que faz esse tipo de servico (documentacao+transporte)?

Eu e meu noivo gostariamos de trazer nosso poodle toy.

Obrigada

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star