Tuesday, August 7, 2007

Viagem de Prospecção

Na palestra que assisti do Governo de Quebec aqui no Rio falaram sobre a importância de uma viagem de prospecção ao país, para se escolher onde viver e sentir a oferta de empregos, entre outros aspectos.

Acho que todos deveriam ter oportunidade de fazer uma viagem dessas. Acompanho muita gente que vai sem nem conhecer o país e acho uma coragem só. Entendo que nem sempre é opcional, mas acredito que um conhecimento anterior torna as coisas mais tranquilas na hora de imigrar de verdade.

Em julho do ano passado, fizemos uma viagem que não tenho certeza se pode levar esse nome ("viagem de prospecção"), já que, na verdade, ficamos de turistas nas cidades por onde passamos. Posso dizer que foi útil para sentirmos o clima do lugar e confirmamos a vontade de imigrar, mas não exploramos os bairros em que eventualmente moraríamos caso nos mudássemos para Toronto ou Vancouver, por exemplo. Ficamos mesmo em downtown e nos pontos turísticos.

Pois bem, por essa razão, e por querermos sentir na pele o frio do país, que vamos fazer outra viagem em janeiro do próximo ano. Sabemos que é um gasto extra e que nesse período deveríamos economizar, mas não nos sentiríamos seguros em ir de vez sem termos visto as temperaturas negativas.

Além disso, temos alguma esperança de já termos o visto até lá (será?!) e, nesse caso, daríamos entrada nos documentos e voltaríamos ao Brasil já com o famoso SIN Card em mãos. Com ele, imaginamos começar a procurar empregos pela internet até que a ida em definitivo chegue. A idéia é fazer como se estivéssemos chegando pra ficar. Procurar emprego, lugar pra morar, conhecer os bairros viáveis para se viver, conhecer algumas pessoas, ir nos centros de ajuda a imigrantes, etc.

E, aí, claro, vem a dúvida que me assola diariamente. Comprar passagem pra onde? Inicialmente, tínhamos pensado em passar 10 dias em Toronto e outros 10 em Vancouver. Começo a pensar que seria melhor passar 20 dias numa única cidade para explorarmos melhor, mas daí lembro que essa pesquisa será essencial na nossa escolha. Confesso que, apesar de ficar com o coração na mão, talvez seja melhor desistir logo de Vancouver e usar todo o tempo em Toronto. Mas daí lembro que o principal motivo de eu querer sair do Brasil é a tranquilidade que pretendo encontrar no Canadá e tenho lá minhas dúvidas se encontrarei em Toronto. Ai, ai...

Como vocês podem ver, tem um anjinho e um diabinho, um em cada lado da minha cabeça, falando coisas diversas. O namorido está na mesma. Só que a dúvida dele deve ser por outro motivo. Acho que ele não quer terminar de vez com minhas esperanças em relação a Vancouver, dando mais uma chance pra cidade.

2 comments:

Anonymous said...

Pois é Camila, vivo em altos e baixos com minha profissão, mas espero ter melhores oportunidades no Canadá...

Desculpe o cometário nesse post, hehe mas não achei outra forma de te responder.

Ps: nosso blog além de ser CaJu por causa do Carla e Juliano, tmbm tem a ver com nossas raizes mato-grossenses hehehe

Anonymous said...

Ah... vai pra Toronto, vai...!

Nós vamos pra lá com certeza e podemos ser vizinhos! Tem um pessoal que mora em North York e está adorando. A Jeanne, do blog Invasões Bárbaras, já alugou um apê por lá!!!

Beijocas!

Andréa

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star