Thursday, August 9, 2007

Sistema de saúde canadense: uma "tip" para ser melhor atendido.

O sistema de saúde canadense assusta muita gente que está pensando em imigrar pro Canadá. Confesso que também já fiquei bastante preocupada com o tema, mas depois de ler algunas relatos me tranquilizei bastante. Ainda assim, planejo manter meu plano de saúde brasileiro para poder visitar meus médicos quando vier ao Brasil (Ok, sei que essa idéia pode nunca dar certo na realidade... mas fazemos nossos planos, se eles serão concretizados ou não são outros 500, certo?).

Para quem está cainde de pára-quedas na discussão, informo que todo o sistema de saúde canadense é público, a não ser para algumas brechas que vêm sendo abertas na província de Quebec, mas que pouco sei sobre o assunto. A regra é: não importa quão rico ou quão pobre você seja, o atendimento médico recebido será o mesmo.

Comparando ao Brasil, dizem que, em relação ao nosso SUS, o sistema canadense é uma maravilha, mas deixa muito a desejar se considerarmos o sistema de saúde privado brasileiro. Sinceramente, considero isso muito legal, já que, quando se pensa em Estado (governo), é importante garantir saúde aos cidadãos. E isso é garantido por lá. Já por aqui...

Uma das maiores críticas feitas ao sistema canadense é a demora pelo atendimento, seja na espera num hospital, seja na fila para uma consulta com um especialista ou para uma cirurgia "eletiva" (considerando todas aquelas que não são emergenciais). É possível esperar horas no hospital por um simples atendimento, mas todos concordam que, se o caso for grave, você será atendido imediatamente. E aí, será bem atendido.

Por tudo que já li, percebo que muitas vezes o que ocorre é um erro na atitude do próprio doente. Isso porque as emergências dos hospitais existem para situações realmente urgentes. Só que algumas pessoas procuram hospitais para resolver problemas que um médico de família ou uma clínica poderiam resolver, aumentando a espera para quem está numa situação pior. Lembro de ter lido também sobre um atendimento telefônico, através do qual as pessoas podem resolver problemas simples de saúde. Preciso ler mais sobre isso.

A Saúde lá funciona assim: você procura seu médico de família (se você tem a sorte de ter um), que é um clínico geral, e relata seu problema. Ele fará uma avaliação e, se for o caso, encaminhará você para um especialista. Com esse encaminhamento, você pode marcar com o outro médico uma consulta. Se você não tem um clínico geral, você deve ir a uma clínica para ser atendido por um e, daí, o procedimento será o mesmo, sendo feito o encaminhamento necessário.

Se pensarmos bem, é uma solução muito mais razoável do que a que temos por aqui. O organismo depende de todos os seus órgãos e funções para funcionar bem. A falha de uma parte prejudica o funcionamento de outro e tudo pode desandar. Não somos nós, leigos em Medicina, que devemos tentar adivinhar se nosso problema é no estômago ou no fígado; na coluna ou nos rins! E, convenhamos, os especialistas estão cada vez mais especializados e só tratam do problema que entendem, muitas vezes prejudicando o funcionamento de outros órgãos.

Enfim, tudo isso para dizer que, hoje, li uma reportagem no The Star que trata justamente da idéia de privatizar, quer dizer, de se permitir o sistema de saúde privado no Canadá. O autor fala que não é justo obrigar os ricos ao atendimento "precário" dos hospitais públicos e argumenta que, se eles pudessem pagar para serem atendidos com mais luxo, desafogaria o sistema público, melhorando a situação para todo mundo. O título da notícia é "A tip for getting better medical care" e, quando fui ler, imaginei que seria uma dica para ter melhor atendimento médico, quando, na verdade, num jogo de palavras, o autor se referia a dar uma gorjeta para ser melhor atendido.

The ideal solution to this debate is a third tier, one that combines the best of the other two: medicare plus a little cash or, as I think of it, tipping.

I use a sliding scale: A five-spot if all I have to do is stick out my tongue and say "Ahhh." For big jobs that I assume are almost as unpleasant for the doctor as for me, I leave him a nice, crisp $20.

That's all any of us really want, isn't it? To know we're appreciated. Why should doctors be any different? Mine is always extremely grateful. "Come back soon," he says.


Isso aí, ele defende que o paciente deve dar uma gorjeta ao médico pelo atendimento (quanto mais trabalhoso o "serviço", maior a gorjeta), fazendo com que a situação melhore, pois o doutor ficará mais feliz e atenderá ao generoso paciente com mais carinho. Deve funcionar mesmo, mas já não seria uma forma de começar a privatizar?

2 comments:

Sandro e Família said...

Camila

Parabens pelo post e acho que a historia da tip não vai funcionar por aqui principalmente por se tratar de saúde.
Acredito sim que em alguns anos o numero de pessoas com acesso a planos privados de saude vai aumentar em todas as provincias.
Sempre que precisei do serviço publico de saude no Canada fui bem atendido apesar da espera, e como diria nosso grande filosofo...faz parte !!!

Abração

Sandra Vicente said...

acho que vc vai mudar de ideia depois que chegar, mas isso eh uma experiencia que vc tem que viver, e logico!
tem enfermeira 24h por telefone a disposicao e o custo x beneficio compensa. estou impressionada com a longevidade aqui!!!

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