Wednesday, September 19, 2007

Blog: prós e contras.

Desde que decidimos sobre o Canadá, eu quis começar o blog, mas não podia tornar tão pública nossas decisões naquele momento. Assim que pude, comecei a escrever. E não podia imaginar que seria tão produtivo.

Ter um blog é bom porque...

... ajuda a organizar as suas idéias. Com tanta coisa pra pesquisar e aprender, é muito bom reunir os links todos, fazer um resumo de tudo, enfim... dizem que a melhor forma de aprender é ensinando, né?

... meio que te força a pesquisar mais e ler mais sobre o Canadá para ter o que escrever e compartilhar com os leitores.

... você passa a se relacionar com pessoas diferentes, de todos os cantos do país e até de outros lugares pelo mundo. Se esses relacionamentos algum dia deixarão de ser "virtuais" para virarem uma amizade no mundo real só o tempo dirá. Mas para uma pessoa como eu (Não sei se vocês sabem, mas meu grupo de amigos teve origem na internet, há mais de 10 anos atrás. Desde então não nos separamos e frequentamos as casas uns dos outros... Depois eu falo sobre a minha teoria que amizades que começam no mundo virtual são mais verdadeiras.), o fato de permanecerem no mundo virtual não diminui em nada o valor que dou a essas relações.

... os comentários deixados não só valorizam o que você escreveu como enriquecem a sua pesquisa. As pessoas deixam as experiências delas ou mesmo as pesquisas e não só você, mas todos os seus leitores, se beneficiam com isso, pois têm acesso a outras questões e opiniões. Nunca pensei que eu fosse aprender tanto com os comentários. É melhor do que fazer uma pergunta na lista do Yahoo! Os comentários são uma delícia!

... você nunca fica sem nada pra fazer. Tem sempre um layout novo pra testar quando tem tempo, links para organizar e incluir, posts para escrever, comentários para responder e deixar nos outros blogs. Enfim, é um mundo novo que se abre para você.

Ter um blog é ruim porque...

... haja responsabilidade escrever sobre um assunto tão importante e para tanta gente! Por mais que uma coisa tenha funcionado de um jeito pra você, não significa que será assim para outros.

... para manter seu grupo de leitores você tem que escrever com frequência e muitas vezes isso não é possível. Como o período que estou passando agora... minha cabeça está toda voltada para o casamento, já tem tempo que nem leio nada sobre o Canadá, a não ser os blogs que acompanho.

... muita gente vem te fazer perguntas. E o problema não é esse. O problema é que muitas dessas pessoas perguntam coisas que estão escritas no blog, que já foram respondidas. Ou seja, eles sequer deram um tempinho deles para ler o que você escreveu. E outra coisa que me incomoda muito é a sensação de ser uma prestadora de serviços. Alguns escrevem com uma impessoalidade ímpar, tipo "Camila, como faço isso? Fulano de tal. PS: Tenho pressa". Eu tenho tentado responder a todos, mas alguns eu faço por puro senso de obrigação e sem vontade nenhuma.
PS: Se você é um deles, tente ser um pouco mais gentil na hora de enviar e-mails e muitas vezes a resposta já está no blog, é só dar uma lidinha.

Tudo isso para dizer que a lista de prós ganha, de longe, da de contras e que adoro o blog, adoro ver que várias pessoas passam por aqui com freqüência e comentam. Obrigada!!!

11 comments:

Anonymous said...

Oi Camila,

Apesar de ser recente, seu blog é bastante completo! E acompanhei o seu empenho pra deixá-lo assim, cheinho de informações interessantes.

É bem complicado mesmo manter a atratividade do blog... Às vezes falta o que dizer, pois o processo é tão longo que a gente fica mesmo sem novidade. Afinal, continuamos com nossas vidas "normalmente" até o visto sair, né? ;)

E concordo contigo sobre os prós! Adoro escrever no blog, fazer amizades e ampliar a rede de relacionamentos através dos comentários deixados. Os sites oficiais são leitura obrigatória, mas o grande aprendizado do pré-imigrante é através da experiência, das histórias e das notícias dos outros!

Beijos,
Mari

Gean Oliveira said...

Oi Camila,

Uma das coisas que pode te ajudar é colocar um FAQ com perguntas frequentes. Ajuda e aí a pessoa pergunta né? Foi assim que eu fiz e me quebra um galho danado.

Outra informação é relacionado à quantidade de e-mails recebidos. Quando você chegar, a tendência é aumentar.

E pra completar, quando você tiver um tempinho, altera o link para o blog - por favor? :)

Beijo

Sandro e Família said...

Camila

Muito bom o post e concordo com a maioria das suas afirmações.
Em função do meu trabalho não tenho podido postar com frequência, e tenho me preocupado cada dia mais com o que escrevo no blog.
Nós temos leitores que na sua maioria não expressam opiniões, mas que são fiéis companheiros na nossa longa jornada rumo ao Canadá e estão torcendo pelo nosso sucesso.

Não posso me esquecer dos fiéis companheiros da blogosfera como vc,a Mari, a Ju e outros mais.

Abração

inertia said...

Olá!
Obrigada pelo convite! A gente já está fazendo parte da lista e queremos ir nesse encontro sim, o problema é que a gente não tem a mínima idéia de como chegar lá. É perto do Barra Shopping??

Karol said...

Oi Camila,

Concordo com tudo o que vc escreveu. É incrível a quantidade de pessoas que conhecenos através dos blogs (e olha que o meu nem é tão trativo assim :-)).

Beijos,

Karol

Cecilia Brandao said...

Oi Camila,

O seu blog é muito bom e percebe-se logo de cara que vc é uma pessoa q se preocupa em pesquisar e dar informaçoes completas, interessantes. Infelizmente, nem todas as pessoas tem o senso "bem apurado" não é?!! Meu blog tem um propósito completamente diferente do seu. Não quero falar de imigração, pois há blogs muito bons e bem completos, como o seu, do Gean e outros que informam detalhadamente todas as faseas do processo, etc. O meu é mais bobinho, com coisinhas do dia-a-dia e pretendo que continue assim...

beijos e bom domingo para vcs!

Cecilia

Anonymous said...

Eu entendo a responsabilidade que vc sente, mas na minha opiniao, todos os dados oficiais a respeito da imigracao devem ser pesquisados diretamente na fonte oficial, ou seja, no site da imigracao do Canada. O blog deveria servir apenas como uma forma de contar como as coisas estao acontecendo PRA VC e dar dicas, logico, mas nao ser uma obrigacao!!
Eh uma pena que as pessoas sao acomodadas demais pra pesquisar, e, sendo assim nao deveriam nem comecar, porque gente acomodada nao consegue chegar muito longe nesse processo nao, nao eh?

BJs!!

;)

Flávia said...

Camila,

Parabens pela dedicacao e trabalho de pesquisa !

Quanto as perguntas sem nocao e ao fato de que tem gente que confunde tudo e acha que voce tem a obrigacao de responder, eu poderia defender uma tese de mestraado. O tipico curioso sem nocao geralmente nao le nada, quer a informacao mastigada e, de preferencia, enderecada a ele.

Beijinho,
Flavia do Iglu.

Flávia said...

Camila,

Parabens pela dedicacao e trabalho de pesquisa !

Quanto as perguntas sem nocao e ao fato de que tem gente que confunde tudo e acha que voce tem a obrigacao de responder, eu poderia defender uma tese de mestraado. O tipico curioso sem nocao geralmente nao le nada, quer a informacao mastigada e, de preferencia, enderecada a ele.

Beijinho,
Flavia do Iglu.

Wagner Cardozo said...

Uma pergunta, se alguém souber...
Após a chegada do visto (o ponto final do processo), quanto tempo temos para partir para o Canadá? Alguém sabe?

Wagner Cardozo said...

Uma pergunta, se alguém souber...
Após a chegada do visto (o ponto final do processo), quanto tempo temos para partir para o Canadá? Alguém sabe?

Mais fotos do Canadá

Notícias do Canadá | CBC

Ontario Top Stories | Toronto Star